Home > Notícias

Tesla Motors pode fazer parceria com a Apple para carros autônomos

Elon Musk, CEO da fabricante de carros elétricos, disse em entrevista à Bloomberg que teve reunião com a empresa de Tim Cook mas não deu detalhes sobre a conversa

Da Redação

20/02/2014 às 16h40

elon musk 435.jpg
Foto:

A Tesla Motors, fabricante americana de carros elétricos, garante que vai liderar a corrida tecnológica para fabricação de carros autônomos e insinuou que eles poderão usar o sistema operacional da Apple. O agitado CEO da companhia, Elon Musk, disse nesta quarta-feira, 19/02, em entrevista à jornalista Betty Liu, da Bloomberg Television, que esteve conversando com a Apple e que acha uma boa idéia a companhia entrar no mercado automotivo.

“Estivemos conversando com a Apple. Não posso comentar sobre o que
falamos ou se a conversa girou em torno de algum tipo de aquisição',
disse Musk.

A entrevista de Musk, por conta do anúncio dos resultados financeiros da companhia para o quarto trimestre fiscal de 2013, acabou por esquentar quando Musk, conhecido por ser tão perfeccionista quanto Steve Jobs, admitiu à jornalista ter se encontrado com a Apple para falar sobre tecnologia de carros autônomos e deixou no ar uma possível parceria comercial ou mesmo a venda da companhia para a empresa de Cupertino.

No horizonte está a convergência entre os sistemas operacionais móveis e o painel de controle dos veículos, dando a eles recursos de tecnologia que levariam à autonomia com relação ao motorista. No ano passado, a Apple anunciou que estaria fazendo esforços reais para levar seu sistema operacional móvel iOS para dentro dos veículos. A empresa certamente acelera porque sabe que a concorrência - Google - tem o apoio de um grupo de montadoras que, durante o CES 2014, em Las Vegas, anunciaram uma iniciativa em torno do sistema operacional móvel Android.

A Tesla é considerada um player óbvio nesse jogo, especialmente porque é dona de uma tecnologia extremamente eficiente de gestão de energia em veículos movidos a bateria elétrica.  Musk disse a Betty Liu que a Tesla chegou a considerar usar o Android em seus carros, mas afirmou que na época "o Android estava muito novo".

Musk disse à Bloomberg que espera que a Tesla seja "a primeira companhia do mercado a implementar funcionalidades autônomas importantes nos veículos". O executivo explicou que não necessariamente está falando de um carro que funciona totalmente independente do motorista, como é o caso do veículo autônomo que é testado pela Google em algumas regiões da Califórnia.

Segundo ele, a chave é um veículo com um recurso de "piloto automático" semelhante ao usado nos aviões, capaz de andar sozinho mas ainda exigindo que o motorista assuma o controle. Ele acredita que a tecnologia está próxima de desembarcar no mercado, com adoção em massa dentro de dez anos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail