Home > Notícias

iPhone – Testamos o iOS 4.1, que chega só no dia 8/9

Nova versão do sistema operacional móvel da Apple consegue "ressuscitar" o iPhone 3G; programas carregam mais rápido e fotos ganham em qualidade

PC World/EUA

03/09/2010 às 17h48

Foto:

O iOS 4.1 deverá estar disponível para download gratuito para o público no dia 8/9 para iPhone e iPod Touch. Após ter usado a versão do GM (Golden Master, versão prévia) pelas últimas 24 horas, já podemos seguramente dizer que o iOS 4.1 em um iPhone (incluindo o 3G) é a versão mais sólida e com melhor resposta do sistema operacional lançada até hoje pela Apple.

Veja abaixo o que achamos do seu desempenho e dos novos recursos.

Desempenho
O iOS 4.0 era realmente rápido no iPhone 4. Mas terrivelmente lento no modelo 3G. A diferença era tão visível que muita gente se perguntou se a Apple não estava fazendo os upgrades para forçar a troca de aparelho. Agora que saiu o iOS 4.1, essa teoria pode descansar, uma vez que o novo sistema restaura a "glória" anterior do iOS 3 nos aparelhos mais antigos 3G.

A interface de usuário está mais rápida do que nunca, sendo que os probleminhas gráficos aleatórios foram embora, e os aplicativos carregam de forma bem mais rápida. Para o iPhone 4, o iOS é suave, responsivo e estável – o desempenhou melhorou levemente, mas qualquer melhoria nessa área é sempre bem-vinda.

iphonegeral300

Nova versão do sistema traz melhorias para o iPhone 4 e acaba com a lentidão no modelo 3G

HDR (high dinamic range, permite que sejam tiradas três fotos ao mesmo tempo: uma normal, uma superexposta e uma subexposta).

Esse recurso é uma excelente adição à já ótima câmera do iPhone 4. Em alguns testes rápidos, já foi possível perceber que as fotos HDR geralmente possuem um visual melhor do que as não-HDR. Obviamente, os resultados realmente brilham quando há muita luz e muita sombra no quadro, mas eu diria que em sete de dez vezes, ligar o HDR melhorou a qualidade da imagem. O único ponto negativo é que demora alguns segundos a mais para tirar a fotografia (uma vez que está na verdade tirando três fotos seguidas rapidamente), mas esse é um problema muito pequeno.

Game Center
O Game Center possui realmente um bom potencial. No momento, não existe nenhum jogo para testar com ele, mas eu realmente mal posso esperar. Ele traz para os games portáteis o que a Xbox Live (rede online do console da Microsoft) oferece para o jogo de console em muitas maneiras (e não é caro). A Apple está realmente colocando o iOS como uma legítima plataforma de jogos, e o Game Center é o próximo passo. Com o Game Center sendo tão integrado ao iOS (ficará na tela inicial, sendo possível usar sua conta do iTunes já existente), imagino que muitas pessoas irão adotá-lo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail