Home > Notícias

Testamos todas as configurações possíveis para o Mac Pro

Desktop robusto da Mac tem opções com hardwares de ponta e com bom desempenho. Mas o preço pesa no bolso. Veja os testes.

Por Macworld/Londres

10/04/2008 às 17h47

macpro_150.jpg
Foto:

pro_dest150Os usuários de Mac têm mais escolhas de hardware do que nunca. No passado era possível apenas adicionar um disco rígido ou mais RAM. Mas agora há uma grande gama de possibilidades.

O Mac Pro é talvez a máquina com mais opções de configuração da Apple. A configuração básica acompanha um par de chips quad-core Intel Xeon, com seus núcleos funcionando a 2.8GHz. O desktop de 2.799 dólares vem com 2GB de RAM, placa gráfica ATI Radeon 2600 XT com 256MB de memória e um disco rígido de 7200 RPM SATA de 320GB.

As opções de configuração começam com três tipos de processador: quatro núcleos com 2.8GHz (extra de 500 dólares), oito núcleos de 3GHz (extra de 800 dólares) e oito núcleos de 3.2GHz (extra de 1.600 dólares).

Outra opção é a escolha entre duas placas gráficas, a Nvidia GeForce 8800GT com 512MB ou  a Nvidia Quadro FX 5600, com 1,5GB de memória. Esta adição em particular custa 2.850 dólares.

O Mac Pro oferece oito slots RAM com capacidade para módulos de 1GB e 2GB, o que possibilita a atualização de 2GB para até 16GB.

Com a possibilidade de adicionar três discos rígidos extras, o novo Mac Pro oferece um opcional em SAS (Serial Attached SCSI), um cartão RAID (800 dólares) capaz de rodar quatro drives SAS internos (650 dólares para o primeiro e 800 dólares pelos adicionais), cada drive com mais que o dobro da velocidade do SATA da configuração básica.

++++

O teste da Macworld/Londres avaliou as atualização individuais para o modelo básico, testando memória, disco rígido e placas gráficas separadamente e em conjunto.

Veja como foi o desempenho de cada configuração nos testes.

Memória RAM

O benefício de memória RAM adicional se torna claro quando múltiplas aplicações são utilizadas simultaneamente. Para avaliar esse aumento no desempenho, uma suíte de testes foi executada, cronometrando ações de scripts do Photoshop, usando o Compressor para codificar um filme e o Cinema 4D para renderizar a cena ao mesmo tempo.

pro_tabram

++++

Discos rígidos

Pela primeira vez a Apple oferece um hardware RAID como uma opção de “configure e compre” além de sua linha Xserve.  O cartão RAID do Mac Pro suporta quatro drives SAS ou SATA, além de uma bateria que pode ajudar a prevenir perda de dados no caso de uma pane elétrica.

Além do programa de testes, a equipe da Macworld realizou testes de Final Cut, para ver quantas exibições de vídeos em alta resolução poderiam ser executadas simultaneamente.

pro_tabhd

++++

Placas gráficas

No duelo entre a Radeon e a Nvidia, a ATI obteve um melhor desempenho com o game Unreal Tournament (UT). O game é antigo, mas ainda é adotado por sua compatibilidade com uma grande variedade de sistemas.

Em games mais novos, como Doom e Quake, a GeForce provou ser muito mais eficiente, rodando a 41 frames por segundo no Doom 3.

pro_tabgraf

++++

Todos os critérios

O teste final une todos os critérios, avaliando o desempenho das configurações pelos pontos do Speedmark 5. A configuração com todos os opcionais mais potentes, quebrou a marca dos 400 pontos, nunca antes rompida por um Mac.

pro_tabtodos

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail