Home > Dicas

Teste: 10 programas para extrair arquivos do iPod

Conheça softwares capazes de transferir as canções armazenadas no seu player de música digital para o computador

Macworld/EUA

22/01/2010 às 1h57

Foto:

A relação entre o iTunes, iPods e iPhones traz uma série de benefícios para os usuários, no entanto é preciso entrar nas regras da Apple. Um exemplo clássico de como isso funciona é a impossibilidade de transferir músicas de volta do iPod para o computador.

Imagine, que por alguma fatalidade, seu Mac sofra algum dano e perca todas suas músicas. Nada melhor que recuperá-las a partir de um iPod. Mas, como fazer isso? Abaixo você verá 10 softwares capazes de copiar as músicas de qualquer iPod de volta para o computador. Alguns deles são mais completos, outros fazem tarefas mais simples, mas que funcionam e são gratuitos.

E lembre-se de manter as teclas Option e Command pressionadas para evitar que o iTunes tente fazer a sincronização automática quando o iPod for conectado.

Expod

O Expod, de Steve Joynt, é um programa gratuito e que funciona com qualquer iPod. Depois de conectá-lo ao computador, escolha seu modelo e aguarde para visualizar uma lista com todas as músicas armazenadas no aparelho. Um campo de busca facilita a localização de faixas específicas para copiá-la para o Mac. Se preferir transferir todas elas, pressione Command+A e clique no botão Extract, na barra de ferramentas. Aparecerá uma janela pedindo o destino dos arquivos que serão copiados. O Expod também mostra as listas de reprodução armazenadas no iPod, no entanto, elas não podem ser copiadas diretamente para o iTunes.

145725-expod-icon_original.jpg

iPod Access
O iPod Access, da Findley Designs, custa 20 dólares e apresenta logo de início uma série de recursos. Você pode navegar entre as canções e vídeos armazenadas no aparelho para copiá-los em qualquer pasta do Mac ou para dentro do iTunes (garantindo a não formação de duplicatas). Listas de reprodução podem ser copiadas. O problema do aplicativo está na interface ultrapassada.

145725-ipod-access-icon_original.jpg

iRip

O iRip, anteriormente conhecido por iPodRip, é desenvolvido pela The Little App Factory e custa 20 dólares. Além da capacidade normal de pesquisar e copiar as músicas do iPod para o Mac, o iRip permite que elas sejam importadas para o iTunes, bem como as listas de reprodução. Quando o programa for aberto pela primeira vez, é exibida uma tela para você escolher entre as opções Modo de Recuperação Automática ou Manual. Uma falha do iRip é que será preciso adivinhar quais músicas estão salvas no computador, pois o programa não faz essa distinção.

Quando você conecta um novo iPod no computador, outra falha acontece. A listas de canções do dispositivo anterior não é atualizada. É preciso fechar a janela e escolher o novo iPod.

145725-irip-icon_original.jpg

iTunes FS
O iTunesFS, gratuito e desenvolvido por Marcus Mueller, tem uma abordagem diferente dos outros aplicativos apresentados nesta lista. Na verdade, ele é um programa baseado em código FUSE, e requer que o programa MacFUSE seja instalado previamente.

Depois de conectar o iPod ao computador (o iTunesFS não suporta iPhone ou iPod touch) e clicar duas vezes sobre o ícone do aplicativo, será criada uma pasta na sua área de trabalho com a unidade do seu iPod. Abra-a e você verá subpastas com álbuns, artistas e listas de reprodução do seu dispositivo. De lá podemos arrastar as canções para a área de trabalho ou mesmo dentro do iTunes.

145725-itunesfs-icon_original.jpg

Music Rescue
De todos os softwares que disputam o primeiro lugar da lista, o Music Rescue, da KennettNet Software, é um dos mais completos. Custando 10 libras, o programa oferece os recursos de busca, navegação e classificação das canções do seu iPod dentro do próprio aplicativo. A interface é bem desenhada para ficar o mais próximo possível do estilo Mac. O Music Recue mostra as músicas que você já possui na biblioteca do iTunes e quais ainda não tem. Você também pode criar filtros avançados para a importação de novas músicas com metadados específicos. Além disso, ele suporta listas de reprodução e as recria no iTunes exatamente como estão no iPod. Há algumas falhas como, por exemplo, a incapacidade de funcionar com vário iPods, assim como o iRip. De qualquer forma, é um dos melhores.

145725-music-rescue-icon_original.jpg

Pod to Mac
O Pod to Mac era um aplicativo gratuito, mas recentemente ganhou uma atualização e passou a custar 20 dólares. Mesmo assim, quem tiver curiosidade, ainda pode baixar a versão antiga sem pagar nada. Há um botão de transferência automática que copia apenas músicas ausentes do iTunes . O aplicativo não tem qualquer método de classificação ou de pesquisa embutido.

145725-pod-to-mac-icon_original.jpg

PodWorks

O PodWorks, da Sci-Fi Hi-Fi, oferece preço baixo e bom conjunto de recursos. O programa consegue detectar todos os tipos de iPods e importa canções para o iTunes ou para pastas no Mac. Há também um suporte para execução de músicas e listas de reprodução. O problema é que o suporte para as listas de reprodução é falho e cria várias cópias de uma mesma faixa.

145725-podworks-icon_original.jpg

Senuti
Assim como o Music Rescue, o Senuti, da FadingRed, tem praticamente todos os recursos necessários para a transferências das músicas do iPod para o Mac. Ele também permite a execução das faixas do aparelho dentro de sua própria interface. A interface bem intuitiva favorece a manipulação do programa pela usuário. Um diferencial do Senuti é o suporte para copiar vídeos. Um ponto negativo é que as músicas só voltam para o computador se copiadas para o iTunes, pois não podem ser arrastadas para a área de trabalho.

145725-senuti-icon_original.jpg

TouchCopy
O TouchCopy, da Wide Angle Software, faz o papel fundamental da transferência de músicas do iPod para o Mac, no entanto, possui uma interface mal trabalhada. Em uma das telas de instrução, o programa se referia a um Mac como um PC. O programa é capaz de transferir fotos e usar o iPod como um dispositivo de armazenamento USB. É possível fazer recuperação automática, recriar listas de reprodução, pesquisar e reproduzir músicas e mostrar apenas conteúdo inexistente na biblioteca do iTunes.

145725-touchcopy-icon_original.jpg

TuneAid
O TuneAid, da DigiDNA, tem todos os ingredientes necessários para um software excelente, mas perde pontos para sua interface. Podemos pesquisar, organizar e reproduzir músicas com o próprio programa. O TuneAid também oferece todo o suporte para recriar listas de reprodução no iTunes da mesma forma como aparecem no iPod. A importação das canções pode ser feita fora do iTunes em pastas separadas.

145725-tuneaid-icon_original.jpg

Clique na tabela abaixo para ver um comparativo dos recursos de todos os aplicativos apresentados nesta dica.

 ipod-thumb.gif

Conselho de compra da Macworld

A maioria dos aplicativos possui as mesmas características para transferir de forma fácil as músicas do iPod para o Mac. Se você perdeu alguma biblioteca do iTunes e deseja refazê-la a partir de um iPod, a sugestão vai para a versão gratuita do Pod to Mac. Ele não vai recuperar seus podcasts nem audiobooks, mas vai fazer o mais importante sem custo algum.

Agora, se dinheiro não é problema, recomendamos o Music Rescue. Entre todos os aplicativos, ele foi o mais completo, com uma boa combinação entre recursos, design e bom preço – na opinião de Macworld.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail