Home > Notícias

Teste a qualidade de sua conexão à internet com seu smartphone Android

NIC.br libera nesta quarta (25/7) versão Android de aplicativo que mede a qualidade de sua conexão de banda larga

Da Redação

24/07/2012 às 15h01

Foto:

A partir desta quarta-feira, 25/7, usuários de dispositivos Android poderão baixar, instalar e usar o aplicativo do Sistema de Medição de Tráfego de Última Milha (SIMET), desenvolvido pelo Ceptro.br (Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações), área do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) responsável por projetos que visam melhorar a qualidade da Internet no Brasil.

A ferramenta, que mede a qualidade da conexão de banda larga, foi lançada primeiro no site do Nic.br e depois para os celulares da Apple. Agora chega a mais de 400 modelos de smartphones e tablets que usam o sistema operacional móvel do Google.

Com o aplicativo, os usuários poderão medir a qualidade da rede wi-fi e também da rede 3G. “Assim como já acontece com o SIMET para desktops e notebooks, a aplicação também permite registrar um histórico de todos os testes e a qualidade da conexão onde foi feito o teste”, explica Fabricio Tamusiunas, gerente de projetos do NIC.br. Depois da medição é possível compartilhar o resultado do teste com através das redes sociais (Twitter e Facebook).

“Já temos milhares de pessoas usando SIMET no iPhone e cerca de 240 mil testes mensais via Web. Existe uma grande expectativa de adesão ao aplicativo, já que o número de usuários Android é imenso”, comenta Fabrício.

O SIMET para Android estará disponível de graça na GooglePlay, loja de aplicativos do Google. O lançamento oficial será na abertura da 13ª edição de Fórum Internacional Software Livre, o FISL 13, que acontece entre 25 e 28 de julho em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail