Home > Notícias

Teste: bateria do iPhone 4 dura até 40% mais que a do 3GS

Com brilho da tela no máximo, download de um filme em Wi-Fi, reprodução de vídeo, Internet e chamadas telefônicas sem intervalo, aparelho durou 4 horas e 32 minutos

Macworld / EUA

01/07/2010 às 17h14

Foto:

Como você já deve ter ouvido falar, o novo iPhone 4 possui muitos novos recursos e melhorias (além dos bugs e problemas reportados por usuários). Um dos importantes upgrades é a maior duração de bateria.

A Apple alega que o novo telefone pode exceder seu modelo anterior em uma hora em uso de Internet, duas horas em tempo de fala e 10 horas de reprodução de áudio. Tanto o 3GS quanto o 4 aguentariam até 10 horas de reprodução de vídeos, e durariam até 300 horas no modo standby.

Para ter uma ideia de como a vida de bateria do iPhone se compara ao antecessor em uso variado, pegamos um modelo 3GS de 32GB para testar junto com um iPhone 4 usando várias tarefas diferentes. Os resultados mostram que o novo smartphone realmente dura mais tempo.

Resultados do teste
Nos dois telefones nós ajustamos as telas para brilho total e alugamos um vídeo de definição padrão (“Shaft´s Big Score”) por 99 centavos de dólar na biblioteca do iTunes Store, que levou cerca de 45 minutos para ser baixado pelos telefones em uma rede Wi-Fi. Depois disso, o filme de 1 hora e 43 minutos foi reproduzido no modo widescreen.

Em seguida, baixamos o app gratuito Pandora na App Store por uma conexão 3G e então navegamos pela Internet enquanto o aplicativo realizava streaming de músicas no background. Fizemos isso por 30 minutos no 3GS e então realizamos uma ligação telefônica de 14 minutos antes da bateria morrer. O tempo total de teste de bateria do 3GS foi de 3 horas e 14 minutos.

iphone4390b

Em nossos testes, bateria do iPhone 4 provou ser realmente maior do que a do modelo 3GS.

No iPhone 4, pudemos navegar pela Web com acompanhamento musical por streaming durante 50 minutos, realizar uma ligação telefônica de 30 minutos e assistir a outros 44 minutos do filme “Shaft´s Big Score” antes do novo telefone desligar – 4 horas e 32 minutos após o início do teste.

E apesar da duração de bateria 40% maior do iPhone 4 ser realmente impressionante, nos preocupamos pelo fato de a bateria do 3GS com um ano de uso ter consideravelmente menos capacidade do que quando o aparelho foi comprado. Por isso, fomos atrás de um iPhone 3GS novo e conseguimos um com apenas duas semanas de uso.

Com a bateria novinha do 3GS, pudemos realizar todas as mesmas tarefas feitas no 3GS mais velho, mas com 14 minutos a mais de conversa. No total, a vida de bateria de 3 horas e 28 minutos do 3GS novo durou pouco mais de 7% do que a bateria do aparelho mais antigo. Mesmo assim, a duração da bateria do iPhone 4 foi 31% maior do que a do 3GS mais novo.

Para saber quanto a bateria do iPhone 4 poderia durar rodando dois de seus recursos mais aclamados, realizamos outros testes com a versão para iPhone do app iMovie e com as vídeochamadas do FaceTime.

Alternamos os apps, primeiro lançando o iMovie e capturando vídeo do app, colocando título e legendas, exportando como um filme extenso e então assistindo ao clipe finalizado. Em seguida, realizamos e cronometramos uma vídeochamada entre dois iPhones 4. Nesse teste, o smartphone durou 2 horas e 21 minutos – capturando, editando, exportando e visualizando 25 minutos de vídeo HD e realizando 34 minutos de vídeochamada.

tabela.png

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail