Home > Notícias

Teste da Microsoft mostra que XP pode ser mais rápido que Vista SP1

Ao sair do modo de hibernação, versão antiga supera a nova em testes, revela pesquisa encomendada pela própria Microsoft.

Por Computerworld/EUA

28/02/2008 às 16h14

Foto:

O Windows XP é mais rápido que Windows Vista Service Pack 1 (SP1) para executar tarefas de usuários de negócios e consumo após sair do modo de hibernação, segundo testes encomendados pela própria Microsoft.

Os testes de performance, feitos pela Principled Technologies a pedido da Microsoft, mostraram que o XP é mais rápido que o Vista SP1 em 61% das operações agrupadas em um teste de consumo. A versão antiga também supera a nova em velocidade em 46% das operações do grupo de negócios.

Os resultados foram medidos a partir de testes com PCs idênticos saindo do modo standby, recurso de economia de energia do Windows.

No entanto, quando os mesmos testes foram feitos após um boot comum, o Vista SP1 se mostrou mais rápido em 74% das operações de consumo e 66% das operações de negócios.

Mas independente do sistema operacional que se saiu melhor em cada teste, a diferença foi pequena em praticamente todos os casos.

A diferença total entre XP e Vista SP1 nas tarefas de consumo, por exemplo, não passou de 5 segundos; das 64 funções de negócios avaliadas, 60 acusaram diferença de menos de meio segundo.
++++
Os testes foram feitos com dois notebooks e dois desktops, das marcas Dell, Hewlett-Packard e Toshiba.

Um dos sistemas testados – da HP – teve seus resultados excluídos, pois teve um desempenho fora da média. Curiosamente, o XP rodou muito mais rápido na máquina que o Vista SP1.

“No geral, o Windows Vista SP1 e o Windows XP tiveram desempenho comparável na maior parte das operações testadas”, disse a Principled Technologies.

Os testes divergem de outras experiências anteriores. Um teste feito pelo Computerworld, por exemplo, mostrou que a cópia de arquivos – função que a Microsoft afirmou ter gasto um tempo considerável aprimorando no SP1 – permaneceu bem mais lenta no Vista que no XP.

Os usuários também criticaram a atualização. “Todo esse trabalho no Service Pack 1 e ele só é um quarto de segundo mais rápido?”, questionou um usuário com o apelido de "eponymousnyc", no blog do Windows Vista.

A pesquisa completa pode ser baixada no site da Principled Technologies.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail