Home > Notícias

Teste da segurança das urnas eletrônicas começa na próximo semana

TSE selecionou 26 hackers que tentarão violar sistema eletrônico para analisar possibilidade de fraude nas próximas eleições.

Redação do IDG Now!

06/11/2009 às 11h56

Foto:

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciará na próxima terça-feira (10/11) testes de segurança dos softwares das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições de 2010 no país.

Os testes serão realizados até a sexta-feira (13/10), no auditório do edifício-sede do tribunal. Os hackers convidados são de instituições e órgãos como a Polícia Federal, Controladoria Geral da União (GCU), Information System Security Association (ISSA) Capítulo Brasil, além de pessoas que se inscreveram por conta própria.

O TSE aprovou as 26 inscrições para os dez planos de testes. Alguns serão feitos de forma colaborativa. O objetivo é tentar violar o sistema eletrônico para mostrar que é possível mudar parte da votação de um eleitor para outro, ou provar que é possível identificar em quem um determinado eleitor votou.

Os testes serão acompanhados por uma Comissão Disciplinadora do TSE, que fará, ao final de cada etapa, um relatório sobre ações realizadas e resultados obtidos.

As urnas eletrônicas não serão inutilizadas após os testes, que deverão ser repetidos diante de uma comissão avaliadora.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail