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Teste: loja da Apple atrasa entrega de iPod

Alertada por reclamações de internautas, Macworld Brasil realizou uma compra; site cita envio em 24 horas, mas entrega levou dez dias

William Marchiori, para a Macworld Brasil

08/03/2010 às 12h35

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As reclamações de atraso na Apple Store Brasil são comuns. Basta fazer uma simples pesquisa na internet para constatar o problema.

Para avaliar o serviço, Macworld Brasil fez um teste. Compramos um iPod Touch na loja virtual da Apple e realizamos o pagamento no mesmo dia. Mas o produto só chegou dez dias mais tarde. Detalhe: site cita "envio; em até 24 horas", logo abaixo do produto, sem detalhes.  Em outra página, porém, essa informação é explicada (o que deveria acontecer em todas elas).

Mas os problemas com o e-commerce da loja da Apple vão além da entrega. As queixas começam com a opção de desconto para pagamento a vista. Ela só é válida para compras feitas via telefone, mas isso não é informado no site. Para poder aproveitar o desconto, foi necessário cancelar a compra original, feita pelo website, e refazê-la pelo telefone.

lojaapple

Loja da Apple: página cita envio em até 24h 

Consultado por Macworld Brasil , o Procon informou que todos os sites de comércio eletrônico devem passar as informações de forma clara e precisa, informando o prazo real - tempo que o produto levará para chegar às mãos do cliente.
Por falta de clareza, essa informação pode confundir os consumidores, que podem pensar que o prazo de entrega é de um dia útil. Ao contrário de várias outras lojas online, o site da Apple se refere a envio como sendo o prazo de saída do produto para a transportadora não o prazo de entrega na casa do usuário.

Além disso, a maioria dos clientes não quer saber o tempo que leva para o produto chegar à transportadora, mas sim quando ele chegará a sua casa. A informação da Apple Store está relacionada ao prazo que o produto deixa a empresa para ser encaminhado à transportadora - segundo a informação do site - e não à entrega ao cliente.

Confirmação do pagamento

O prazo de entrega só é contado a partir da confirmação do pagamento. Até aí, nada demais, não fosse o fato de a Apple Store não oferecer uma estimativa de quando o pagamento será confirmado.

Contatada sobre o caso, a Apple informou, que o prazo para confirmação varia de acordo com o tipo de pagamento: para cartões de crédito, o processo geralmente é imediato, mas mesmo assim depende da operadora.

Já para boleto bancário, forma escolhida no nosso teste, pode levar até uma semana, dependendo do banco, segundo a assessoria de imprensa da Apple. A informação, contudo, contradiz o que o atendente informou no ato da compra (três a cinco dias); e outro atendente disse à reportagem da Macworld Brasil que poderia levar até dez dias.

Depois de confirmado, a empresa cumpriu o prazo e enviou o produto dentro de 24h à transportadora, que por sua vez entregou o produto no dia seguinte. Resumindo, foram oito dias para confirmar o pagamento, um dia para enviar ao transporte e um dia para a entrega da transportadora.

Segundo o Procon, o consumidor insatisfeito com o serviço pode fazer uma denuncia nos canais de atendimento do órgão para formalizar a reclamação e pedir uma averiguação. Se o problema for constatado, a empresa pode ser autuada e multada.
Na semana passada, o Procon autuou nove lojas virtuais por descumprimento da Lei da Entrega, que impõe às empresas data e turno fixos para a entrega de produtos e realização de serviços.

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