Home > Notícias

Teste mostra que iPhone 4 e 3GS têm pior qualidade nas ligações

Em um comparativo nos EUA com BlackBerry Bold 9000 e o Pantech Impact, smartphones da Apple completaram menos chamadas, com pior qualidade de voz

PC World/EUA

26/08/2010 às 11h06

Foto:

Para quem tem um iPhone nos Estados Unidos, essa experiência é familiar: o telefone mostra apenas uma ou duas barras de sinal e/ou o usuário não consegue realizar a ligação. Ou ainda: a sua chamada é tão alterada e cheia de ruídos que a pessoa do outro lado da linha não entende o que você fala. Enquanto isso, alguém logo ao seu lado, com um outro telefone da operadora AT&T (empresa que tem exclusividade sobre o telefone da Apple nos EUA), consegue fazer a chamada sem problemas e conversa alegremente.

Por isso, decidimos realizar um teste informal para saber se existe uma base sólida para esse problema comum. Nossas descobertas: os dois iPhones que testamos apresentaram uma taxa menor de sucesso nas ligações e qualidade de voz pior em áreas de sinal fraco da AT&T, em comparação a outros dois telefones de outras fabricantes, mas da mesma operadora, testados sob as mesmas condições nos Estados Unidos.

Durante três dias, testamos quatro telefones com serviço AT&T por duas cidades. Fomos de São Francisco a Los Angeles (ambas na Califórnia, nos EUA) comparando o desempenhos dos iPhones 4 e 3GS contra o BlackBerry Bold 9000, da RIM, e o Pantech Impact em ligações de voz realizadas em horários praticamente iguais em áreas em que a cobertura da AT&T é inferior ao ideal.

O que descobrimos foi surpreendente. As chamadas no iPhone 4 e 3GS falharam ou caíram durante as ligações muito mais vezes do que os outros dois telefones. Além disso, as ligações com os smartphones da Apple que foram conectadas apresentaram uma qualidade de som muito inferior em relação aos concorrentes BlackBerry e Pantech.

Nosso teste não foi feito para ser científico ou definitivo, apenas prático. E os resultados levantam questões reais sobre o smartphone "favorito" no mundo: o iPhone é um ótimo aparelho de computação pessoal, mas é um telefone ruim? Veremos isso nos resultados abaixo.

iphone43x-300.jpg

Apesar da antena melhor em relação ao 3GS, o iPhone 4 teve resultados abaixo dos concorrentes

Metodologia de testes
As ligações de teste foram realizadas em sete locais de São Francisco com cobertura de sinal entre ruim e média. Validamos os resultados com uma segunda rodada de testes nos mesmos lugares.  E, finalmente, fizemos testes similares em cinco locais em Los Angeles.

Entre os locais em que os testes foram realizados estão uma garagem, uma floresta, uma estação de trem, um porão de uma biblioteca e um ônibus em movimento. Anotamos todas as ligações que caíram ou que falharam em se conectar, e demos uma pontuação para as ligações bem-sucedidas que realizamos usando o método de cinco pontos Mean Opinion Score (MOS), uma escala desenvolvida pelo Bell Labs para quantificar a qualidade de ligação (veja ao final do artigo a definição das notas, de 1 a 5.)

Nos locais em que a primeira ligação para um determinado número caía, anotamos a queda e então realizamos uma chamada adicional, aplicando um número MOS a essa segunda ligação, se ela fosse completada com sucesso. Obviamente, não foi possível dar uma pontuação de qualidade de voz para um telefone se ele falhou em ambas as tentativas de realizar uma ligação em um determinado local.

Os campeões de queda de ligações
O dado que se destaca em nossos resultados é o número de ligações que caíram ou falharam feita por iPhones durante os testes, especialmente em São Francisco. No total, o iPhone 4 derrubou ou não conseguiu conectar-se em metade das ligações de teste – 14 de 28 – em áreas de sinal fraco. E o 3GS foi ainda pior, se conectando em apenas 12 chamadas de 30 tentativas, para uma taxa de sucesso de 40%.

Enquanto isso, os concorrentes do iPhone foram muito mais confiáveis em lidar com sinal menos do que ideal. O telefone mais barato dos nossos testes – o Pantech Impact – foi perfeito nesse quesito, não registrando nenhuma queda ou falha nas 19 ligações de teste.  O BlackBerry Bold 9000 também foi mais confiável do que os telefones da Apple, se conectando em 18 das 21 ligações de teste feitas em Los Angeles e São Francisco.

Qualidade de ligação
Também foi avaliada a qualidade de voz nas ligações que se conectaram corretamente. Durante as ligações estivemos atentos a coisas como falhas de sinal, estática, voz sumindo ou metálica, atraso (delay) e mudanças no som, dando a cada ligação uma nota MOS baseada nos problemas acumulados causados por essas imperfeições ao longo da ligação.

Neste quesito, os resultados foram mais favoráveis ao iPhone, e muito mais próximos entre os quatro telefones testados. Todos eles atingiram uma pontuação MOS entre 3 e 4 (ou seja, entre “irritante” e “satisfatório”), uma faixa que é considerada típica para ligações realizadas em telefones celulares.

Na média, o iPhone 3GS teve a pior pontuação entre os quatros telefones em qualidade de ligação. As 12 ligações (de um total de 30) que o 3GS conseguiu conectar e manter, receberam uma nota MOS média de 3.16 (de um máximo possível 5). Já o iPhone 4, com sua antena melhor (desde que você segure o aparelho da maneira “correta”), foi um pouco melhor do que seu antecessor nos testes. As 14 (de 28) ligações realizadas com sucesso no novo telefone da Apple alcançaram uma marca média de 3.27, também entre “irritante” e “satisfatório” na escala MOS, apesar de, novamente, como a pontuação do 3GS, mais próxima de “irritante”.

O BlackBerry Bold 9000 produziu as ligações de voz com melhor qualidade, de modo geral nos testes. As chamadas feitas com o smartphone da RIM tiveram uma pontuação MOS média de 3,77 ao longo das 18 ligações de teste, colocando-o na parte mais alta da faixa entre “irritante” e “satisfatório”. E, por fim, o Pantech Impact também superou os iPhones na qualidade de chamada, com uma pontuação MOS média de 3.61 ao longo das suas 19 ligações de teste.

bbbold9000.jpg

O BlackBerry Bold 9000 atingiu a melhor pontuação na qualidade de ligações

Conclusões
O fraco desempenho do iPhone nos testes pode ter sido causado por vários fatores. No entanto, nem a AT&T nem a Apple deram qualquer tipo de explicação sobre o resultado. Em resposta a um pedido de comentário sobre o assunto, um porta-voz da operadora simplesmente disse: “nós recomendamos que você entre em contato com os fabricantes do aparelho.” E a Apple não retornou nossas ligações pedindo comentários.

O iPhone é sem sombra de dúvida um ótimo aparelho para se navegar na Web, jogar games e assistir a vídeos. Além disso, o iPhone 4 claramente superou o antecessor em quesitos como qualidade do microfone e do alto-falante e efetividade do cancelamento de ruído, todos os quais ajudaram a tornar ótimo o som das ligações telefônicas – quando o sinal é forte.

Mas, pelo menos por enquanto, locais com sinal de celular fraco são um fato da vida para praticamente todas as pessoas, sejam eles encontrados na estrada, no seu escritório ou sala de estar. Os sinais de celulares também tendem a piorar ao longo das paredes das nossas casas, necessitando de um amplificador – no caso da AT&T um “Microcell” – que, muito normalmente, são aparelhos pagos. E as operadoras wireless normalmente investem em torres celulares adicionais e melhorias de rádio apenas quando os níveis de tráfego maiores (que  se traduzem em receita média) são provavelmente altos o bastante para justificar os gastos.

Apesar de não termos os recursos para realizar o teste em todo o país (Estados Unidos), os dados coletados em São Francisco e Los Angeles, na Califórnia, combinados com as evidências, são suficientes para indicar que os iPhones podem sim ter maior dificuldade do que outros telefones para realizar ligações em áreas com sinal fraco.

Se você está considerando comprar um iPhone, e as ligações telefônicas são importantes para você, seria importante testar o aparelho em diferentes condições antes de realizar a compra (algum amigo deve ter um).

Vale ainda lembrar que, durante a conferência de imprensa no mês passado em que foram anunciados os cases gratuitos para os donos de iPhone 4, Steve Jobs, CEO da Apple, afirmou que todas as pessoas que comprarem o novo smartphone da sua empresa e não ficarem satisfeitas com ele poderão devolver o aparelho (em perfeito estado) até 30 dias depois da compra para receber o dinheiro de volta.

No Brasil, vale lembrar que temos mais de uma operadora que oferece o iPhone. Mas o aparelho é o mesmo.

Guia de Pontuação MOS

5- Perfeito. Como uma conversa presencial ou recepção de rádio

4- Satisfatório. Imperfeições podem ser percebidas, mas o som ainda é claro

3- Irritante

2- Muito irritante. Quase impossível de se comunicar

1- Impossível de se comunicar

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail