Home > Dicas

Testes demonstram a superioridade de um drive SSD

Os discos de estado sólido (SSD) são muito mais velozes do que um HD tradicional e fáceis de instalar. O que ainda impede sua popularidade é o preço.

René Ribeiro, da PC WORLD

04/05/2010 às 14h37

Foto:

A tecnologia SSD ainda é cara, porém, oferece vantagens em relação aos discos rígidos (HDs) tradicionais. SSDs (discos de estado sólido, na sigla em inglês) são compostos por chips de memória flash no lugar de um disco magnético.

A grosso modo, são como "pendrives gigantes". Como não contém peças móveis, são muito mais resistentes a choques físicos, consomem menos energia e são muito mais rápidos que um HD tradicional no acesso aos arquivos.

Fizemos um teste com um SSD da Kingston recém-lançado, o modelo SSDNow V Series de 128 GB, comparando seu desempenho ao de um HD tradicional. Nossa máquina de testes foi o notebook i680, da Intelbras, com processador Core i5 de 2,67 GHz, 4 GB de memória e HD de 500 GB.

O SSD tem o mesmo tamanho de um HD de notebook (2.5 polegadas) e sua interface (SATA) também é a mesma do HD. Portanto, basta substituir um pelo outro, sem nenhuma necessidade de configuração.

Fizemos o teste desempenho usando o software HD Tune 4.01, medindo a taxa de transferência de dados (em megabytes por segundo) e também o tempo de acesso (em milissegundos).

A primeira figura (abaixo) é referente ao HD e a segunda figura mostra os resultados obtidos pelo SSD.

 

hdtune-magnetico.jpg

HD: transferência de 63 MB/seg e tempo de acesso de 18,4 milissegundos

 

hdtune-ssd.jpg

SSD: transferência de 188 MB/seg e tempo de acesso de 0,3 milissegundos


É possível identificar facilmente a diferença de desempenho entre as duas tecnologias. Enquanto o HD tem perda de desempenho quanto mais próximo da borda do disco, o SSD tem taxa de transferência constante. O resultado é uma taxa de transferência média de 188 MB/s no SSD, contra 63 MB/s no HD, ou seja, três vezes mais.

Pena que o preço ainda seja elevado. O modelo que testamos (de apenas 128 GB) sai por 1.400 reais. Para saber mais, assista o vídeo abaixo (também disponível no Youtube) e confira o procedimento para fazer upgrade, além de um teste comparativo de tempo de boot do Windows 7 entre o SSD e o HD.

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail