Home > Notícias

Testes: Google lança ferramenta de busca por áudio no YouTube

A princípio, tecnologia Google Audio Indexing funciona em vídeos sobre eleições, marcando o termo buscado na linha do tempo.

Computerworld/EUA

16/09/2008 às 16h30

Foto:

O Google lançou, nesta terça-feira (16/09), um experimento de busca por áudio, o Google Audio Indexing (GAUDI), que permite a busca por palavras dentro de vídeos.

Com o recurso, os usuários visualizam diretamente a parte do vídeo em que a palavra buscada é falada. A tecnologia do GAUDI é a mesma do Elections Video Search Gadget, revelado pelo Google em julho.

Inicialmente, a ferramenta será oferecida apenas nos vídeos sobre eleições, divulgados no YouTube, mas o Google planeja estender a tecnologia. “Esta é uma plataforma experimental, pela qual podemos aprender quais recursos oferecem a melhor experiência para usuários que buscam por conteúdo falado na web”, diz um documento do Google.

Os resultados de busca incluem uma imagem do vídeo, seu título, data de publicação, duração e número de vezes que os termos buscados foram ditos no vídeo.

Nos vídeos, marcações em amarelo na linha do tempo mostram em que momento as palavras procuradas foram ditas. O resultado pode ser compartilhado com outros usuários.

A ferramenta ainda possui defeitos, contudo. “A palavra ‘free’ é entendida como ‘forty’, além de outros erros”, revela o blogueiro do Google Operating System, Alex Chin.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail