The Circle | Reality show da Netflix é um BBB virtual ou Black Mirror na vida real?

Até onde você iria para se tornar popular nas redes sociais?

Foto: Netflix
https://pcworld.com.br/the-circle-reality-show-da-netflix-e-um-bbb-virtual-ou-black-mirror-na-vida-real/
Clique para copiar

Com os primeiros episódios lançados no dia 1º de janeiro de 2020, o reality show da Netflix chamado The Circle está dando o que falar. A premissa do programa é reunir os participantes em um mesmo prédio, mas eles não podem interagir com o mundo exterior e nem entre si. E como existe dinâmica nisso? Todas as conversas são virtuais.

O objetivo do jogo é conquistar os demais participantes apenas com suas conversas, em chats privados ou em grupo, e ser bem avaliado pelos colegas para se tornar um influenciador e determinar quem será bloqueado (eliminado) do “círculo”, que é o nome da rede social utilizada por eles. O competidor que ocupar a primeira colocação no final ganha US$ 100.000.

Basicamente, cada participante fica dentro de um apartamento, com saídas esporádicas e solitárias para tomar sol e garantir a vitamina D em uma área aberta do prédio. Ao entrar no programa, cada um cria o seu perfil, e é aí que a coisa já começa a complicar: eles podem escolher usar sua verdadeira identidade ou então criar um perfil totalmente fake, usando fotos de outras pessoas. E catfishing é o que não falta aqui.

Para quem não está familiarizado com o termo, catfishing é quando uma pessoa se passa por outra ou cria um personagem totalmente falso na internet para enganar as outras pessoas. Na vida real isso não é socialmente aceitável, mas no The Circle é absolutamente comum e uma estratégia de jogo para muitos participantes.

Isso é muito Black Mirror

Os participantes de The Circle passam o dia inteiro sozinhos olhando para as telas espalhadas pelo apartamento, enviando mensagens entre si por meio de comandos de voz. O programa é uma mistura de Big BrotherCatfishBlack Mirror.

Inicialmente, não consegui acreditar que as pessoas realmente assistiriam algo deste tipo. Mas nem preciso dizer que depois de pouco tempo a curiosidade falou mais alto e, quando menos percebi, já estava maratonando alguns episódios. #Guilty

É curioso ver como um participante que sequer usa redes sociais na vida real, e diz abertamente detestar influenciadores digitais com todas as suas forças, começa a se esforçar para ser popular no círculo, além de comemorar fervorosamente quando se torna um… influenciador.

Além disso, momentos mais emocionantes trazem relatos pessoais de quem optou por usar uma identidade falsa no programa, dizendo que era a única forma de fazer com as pessoas gostassem dela. Isso nos diz muito sobre o comportamento online das pessoas e como a internet pode ser um ambiente tóxico.

Em minha defesa, preciso dizer que acredito que The Circle é, essencialmente, um experimento social interessante disfarçado de reality show inútil. Entre fofocas, mentiras e superficialidade, o objetivo é fazer com que os espectadores pensem sobre como julgam as pessoas nas redes sociais e no que são capazes de fazer para buscar a popularidade online.

Também é intrigante pensar que a produção está nas mãos da mesma Netflix que tentou assustar as pessoas com sua visão perturbadora da tecnologia em Black Mirror. No entanto, se pararmos para pensar melhor, esse poderia ser um grande episódio da série, de tão surreal que The Circle pode parecer.

Se você ficou curioso, saiba que a primeira temporada do reality já está disponível na íntegra na Netflix. Ao todo, são 12 episódios.

The Circle Brasil

Em junho de 2019, a Netflix publicou um teaser convidando brasileiros para se inscrever no reality show, indicando que uma versão nacional estaria chegando. Até agora, nenhum detalhe foi divulgado, mas uma página para o The Circle Brazil já aparece nas buscas do Google.

Relacionadas

Netflix | Os lançamentos da semana (10/01 a 16/01)

Poucas novidades nas primeiras semanas de 2020

9 filmes e séries lançados em janeiro que você pode ter perdido na Netflix

As produções originais que você só encontrará para assistir no serviço de streaming

Netflix fará evento gratuito no Brasil com a presença de atores das suas produções

O evento oferecerá experiências imersivas temáticas sobre séries e filmes originais do serviço de streaming

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site