Home > Notícias

Thunderbolt chega aos PCs com Windows

Acer e Asus devem ser as primeiras a lançar PCs com a tecnologia de transmissão de dados em alta velocidade, antes exclusiva da Apple

IDG News Service/EUA

15/09/2011 às 12h02

Foto:

As fabricantes Acer e Asustek lançarão no ano que vem PCs com Windows com a tecnologia de transmissão de dados Thunderbolt, da Intel, que até então só estava disponível em computadores da Apple.

Apresentado em fevereiro, Thunderbolt é uma tecnologia de transmissão de dados em alta velocidade desenvolvida pela Intel e pela Apple que pode transferir dados entre computadores host e aparelhos externos a até 10 GB por segundo. Inicialmente a tecnologia foi licenciada como exclusiva da Apple, mas depois a Intel anunciou que a tornaria disponível para a fabricantes de PCs depois de algum tempo.

Um computador com sistema Windows e tecnologia Thunderbolt foi demonstrado no palco durante a palestra do gerente geral do grupo de PCs da Intel, Mooly Eden, durante o fórum de desenvolvedores da empresa, o IDF, em São Francisco (EUA). Discos de estado sólido (SSD) da Intel foram conectados ao PC e transferiram quatro vídeos sem compressão a velocidades de 700 MB por segundo.

A tecnologia Thunderbolt tem sido visto como uma alternativa para o USB 3.0, mas, como só estava disponível nos Macs, apenas alguns acessórios, como HDs externos, tinham suporte. A chegada aos PCs deve fazer com que ela ganhe espaço no mercado.

A Acer e a Asus estão se juntando à Intel na produção dos ultrabooks, que estão sendo anunciados pela Intel como uma nova categoria de PCs mais leves e finos com recursos parecidos com tablets. A Intel não estava imediatamente disponível para comentar se os ultrabooks Ivy Bridge, com lançamento previsto para o início de 2012, já incluiriam Thunderbolt.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail