Home > Notícias

TI Verde e Web 2.0 estão na pauta da Cebit 2009, que vai domingo

Maior feira de tecnologia da Europa sente os efeitos da crise e quer manter média de 200 mil visitantes nos seis dias de evento.

IDG News Service / Inglaterra

02/03/2009 às 15h59

Foto:

selopequeno_01.jpg Web 2.0 e TI verde serão os temas-chave da Cebit 2009, que acontece de 3 a 8 de março em Hannover, na Alemanha. Este ano, entretanto, a maior feira de tecnologia da Europa, deve registrar o menor número de expositores de sua história, como resultado da crise econômica mundial.

A Deutsche Messe, organizadora do evento, espera reunir 4.300 companhias - sendo 200 novos expositores - de 59 países em um espaço de 200 mil metros quadrados. O volume representa uma queda de 26% sobre os 5.845 participantes da Cebit 2008, que ocupou 240 mil metros quadrados.

A redução mais expressiva em número de participantes vem de fornecedores da China, de Taiwan e da Coreia do Sul, informa Sven Prüser, vice-presidente sênior da Deutsche Messe. “Muitas companhias pequenas fecharam”, comentou o executivo.

Este ano, as novidades em tecnologias de Web 2.0 - blogs, redes sociais, comunicação unificada e cloud computing – serão apresentadas em um novo espaço batizado de "Webciety". Já a  'TI verde' volta a ser um dos temas-chave do evento, mas desta vez conta com uma área cinco vezes maior em relação à Cebit 2008, mostrando o crescente interesse das empresas em reduzir custos com o consumo de energia, conforme destaca Prüser.

Além da crise, que afetou a indústria de tecnologia, a Cebit também enfrenta a concorrência de outros eventos na Europa como a Internationale Funkausstellung (IFA), que será realizada em agosto, em Berlin, e o Mobile World Congress – antigo “3GSM” –, que foi realizado no início de fevereiro, em Barcelona na Espanha.

Nos últimos anos, a Deutsche Messe procurou posicionar a Cebit mais como um evento para empresas do que voltado a consumidores, afirma Prüser.

Este ano, a Cebit espera manter o mesmo número de 200 mil visitantes registrado nas últimas edições. Para atrair estrangeiros, a organização realizou, pela primeira vez, uma parceria com a companhia aérea alemã, Lufthansa, vendendo passagens com mais de 20% de desconto. Em 2010, a organização da feira anunciou que o evento será realizado em dois dias.

Além da presença da chanceler alemã, Angela Merkel, na abertura do evento, a Cebit contará com a presença de Arnold

selopequeno_02.jpg Schwarzenegger, governador do Estado norte-americano da Califórnia, que fará uma apresentação sobre empresas norte-americanas e tecnologia.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail