Home > Notícias

Tim Cook despenca em ranking de aprovação entre funcionários

Segundo pesquisa da Glassdoor, CEO da Apple caiu do 1º para o 18º lugar, mas continua à frente de diretor da Microsoft. Mark Zuckerberg, do Facebook, virou líder.

Computerworld / EUA

18/03/2013 às 12h26

timcook_43502.jpg
Foto:

A taxa de aprovação do CEO da Apple, Tim Cook, caiu nos últimos 12 meses, fazendo com o que sucessor de Steve Jobs caísse para a 18ª posição no ranking anual dos diretores executivos dos EUA.

Em uma pesquisa feita pelo site especializado Glassdoor, Cook recebeu uma taxa de aprovação de 93% entre 640 funcionários da Apple – o levantamento foi feito entre março de 2012 e março de 2013.

Essa queda colocou Cook atrás de outros CEOs de tecnologia da lista, como Mark Zuckerberg, do Facebook, que ficou em primeiro; Larry Page, do Google, que aparece em 11º; e o diretor da Amazon, Jeff Bezos, em 16º.

No estudo anterior – feito entre março de 2011 e de 2012 – Cook ficou em primeiro lugar no ranking da Glassdoor com uma taxa de aprovação de 97%. O ex-CEO da Apple, Steve Jobs, havia ficado com a liderança do mesmo ranking  um ano antes, com uma taxa de aprovação de 95%.

glassdoorceo201301.jpg

A queda de 4% na aprovação de Cook pode ser atribuída a diferentes fatores, incluindo o declínio de cerca de 36% nas ações da Apple desde o ápice atingido em setembro de 2012 e a sombra cada vez maior da Samsung no mercado de smartphones e tablets.

Apesar da queda, Cook se saiu muito melhor do que o CEO da Microsoft, Steve Ballmer, que nem conseguiu entrar no Top 50 da Glassdoor por ter atingido uma taxa de aprovação de 47% entre 2012 e 2013. 

O “chefão” da Apple também ficou a frente de outros CEOs de tecnologia, como Michael Dell, da Dell, que ficou com 81%, e Larry Ellison, da Oracle, com 82%.

Para calcular seus rankings, a Glassdoor pergunta aos funcionários atuais das empresas “Você aprova a maneira como seu CEO está liderando a empresa?”.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail