Home > Notícias

TIM (fixa), Aeiou (móvel) e GVT (longa distância) têm pior desempenho

Agência Nacional de Telecomunicações cria índice para avaliar atendimento das prestadoras de serviços de telecomunicações.

Redação do COMPUTERWORLD*

04/03/2009 às 8h22

Foto:

As operadoras AEIOU, que oferece telefonia móvel para a cidade de São Paulo, TIM, de telefonia fixa local, e GVT, de telefonia fixa de longa distância, foram as que tiveram pior desempenho, em janeiro, de acordo com o Índice de Desempenho no Atendimento (IDA), criado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para medir a qualidade do atendimento das prestadoras aos consumidores.

Entre as grandes empresas, as piores colocadas são Telefônica e Embratel (telefonia fixa local e longa distância) e Brasil Telecom e Oi (telefonia móvel). Os rankings com as melhores e piores empresas podem ser consultados na página da Anatel na internet.

Segundo a Anatel, o IDA vai servir também para incentivar as prestadoras a aperfeiçoar o tratamento das reclamações, fazendo com que elas se tornem mais eficazes na resolução dos problemas apontados pelos usuários. O índice leva em conta as solicitações feitas à Central de Atendimento da Anatel.

O IDA considera a capacidade da prestadora de atender as demandas no prazo de cinco dias, de diminuir a quantidade de reclamações, de reduzir pendências e de evitar reincidências. A nota máxima é 100, e as prestadoras perdem ponto de acordo com os desvios em relação às metas de desempenho estabelecidas.

As prestadoras que obtiveram maiores índices em janeiro foram: Sercomtel (telefonia móvel e telefonia fixa de longa distância) e Intelig (telefonia fixa local). 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail