Home > Notícias

Tim implanta sinal sonoro para identificar chamadas na mesma operadora

Com o início da portabilidade numérica, a partir desta segunda-feira (01/09), 'bip' facilita identificação de números portados.

Daniela Braun, editora-executiva do IDG Now!

01/09/2008 às 18h59

Foto:

A Tim implantou um sistema que identifica com um sinal sonoro se o número chamado está em sua rede. Com o início da portabilidade numérica no Brasil, a partir desta segunda-feira (01/09), o 'bip' facilitará a identificação de números que foram portados, alertando usuários que possuem planos de descontos para chamadas feitas a números da mesma operadora.

"Sempre que os clientes realizarem uma chamada local ou de longa distância usando o código 41 para um outro número Tim, móvel ou fixo, ouvirão um tom audível (bip) diferenciado no início da ligação. Assim, os clientes Tim saberão quando estão ligando para outros clientes Tim", explica a operadora.

Leia também:
> Portabilidade estréia em 7 Estados
> Anatel: menos de 7% devem migrar em um ano
> Tire todas suas dúvidas
> Operadoras: migração grátis

De acordo com as regras da portabilidade estabelecidas pela Anatel, as operadoras devem informar, via site e call center, os números portados. A maioria das empresas informou ao IDG Now! que seguirá as regras da Anatel. Nestes casos, o cliente de planos de descontos deve ficar atendo e fazer a consulta.

A Claro também oferece um serviço extra de consulta de números que migraram via mensagem de texto, gratuitamente. Basta o cliente enviar um SMS para *150 com o número que deseja consultar para saber se o mesmo foi, ou não, portado.

O serviço da Tim segue o modelo de operadoras de telefonia móvel do Japão, onde a portabilidade teve início em 2006. "Logo do início, uma das três maiores operadoras de celular, que se chama Softbank, passava propagandas na TV explicando que se a ligação fosse para a Softbank seria emitido um toque específico antes de começar a chamada. E isso até agora funciona", relata o leitor Saori Kawai, que mora no Japão, por e-mail.

A TIM também informou que não cobrará a taxa de portabilidade para clientes que desejem migrar para sua rede, assim como as operadoras Claro, Oi, Sercomtel, Telefônica e Vivo. O valor da portabilidade foi estabelecido em até 4 reais a cada mudança de operadora, informou a Anatel na sexta-feira (29/08).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail