Home > Dicas

Tire melhores fotos com seu smartphone Android

Apesar das limitações típicas das câmeras dos smartphones, você ainda pode capturar imagens incríveis. Veja como.

Zack Stern

06/12/2010 às 18h30

Foto:

Em média a câmera de um smartphone Android tem cerca de 5 megapixels. Mas resolução não é tudo, e é necessário um pouco de conhecimento para produzir imagens atraentes. Neste artigo daremos dicas de como fazer melhores fotos à noite, inserir efeitos, borrar artisticamente o fundo de uma cena, utilizar aplicativos de timer, entre outros. 

Para escrever este artigo usei um Droid X da Motorola (não disponível no Brasil). Tenha em mente que, dependendo de seu smartphone, nem todos os recursos de hardware e software que menciono aqui podem estar disponíveis. Mas com um pouco de iniciativa, não deve ser difícil adaptar estas dicas ao seu aparelho.

E antes de tudo, vale lembrar: a versão do sistema operacional Android pode ser um fator de extrema importância. Dependendo do hardware do smartphone, o Froyo (Android 2.2) pode trazer mais controles manuais que podem ajudar na hora de tirar fotos mais complexas. Então mantenha seu celular atualizado e não esqueça de explorar as configurações e opções da câmera para descobrir quais recursos estão disponíveis. 

Use o flash durante o dia 

Em ambientes com muita luz, o flash de seu aparelho não é a fonte principal de luminosidade. Por causa disso ele vira uma arma secreta, e pode ser usado como flash de preenchimento. Essa técnica diminui as sombras no objeto e compensa a exposição excessiva (ou “estourada”), problema comum em fotografias tiradas em dias ensolarados. 

Celulares com câmera são especialmente suscetíveis  a ajustar a exposição com base nas áreas mais claras da imagem, o que produz sombras escuras demais. Ative o flash para ressaltar os detalhes nestas áreas. Mas como seu alcance é pequeno, fique o mais próximo possível do objeto ou pessoa que deseja fotografar.

android_retrato-360px.jpg
Na foto da direita usamos o flash. Note as cores mais equilibradas e mais detalhes no rosto

Experimente também utilizar o flash de preenchimento em cenas onde a fonte de luz está no segundo plano. Por exemplo, você pode evitar aquela foto clichê com um pôr do sol ao fundo e a pessoa reduzida a uma silhueta totalmente escura. Basta ligar o flash e iluminar o primeiro plano. 

Ajuste as configurações de ISO para melhores fotos à noite

Se for poderoso demais, o flash de seu smartphone pode estragar as fotos à noite, “estourando” a imagem e criando aquele efeito de “branco total radiante” no rosto das pessoas em frente à lente. Para melhores fotos noturnas, encontre o local mais iluminado possível, desabilite o flash e certifique-se de que as pessoas ou objetos não estejam se movendo. Também é necessário segurar o smartphone com firmeza, e ligar – caso esteja disponível – o recurso de estabilização de imagem no aplicativo da câmera.

De qualquer maneira, algumas partes da imagem ainda podem ficar borradas, mas há outras ferramentas para melhorar as fotos noturnas tiradas sem flash, como o ajuste de ISO. Nos smartphones ele imita a velocidade do filme nas câmera tradicionais: quanto maior o valor, mais sensível à luz ele é.

Todavia, aumentar excessivamente o ISO deixa as imagens com ruído (pontos coloridos que aparecem onde não deveriam e se assemelham a “poeira” sobre a imagem, especialmente em áreas escuras). Brinque com as configurações de seu celular até achar o melhor ajuste. No Droid X, vá em Settings > ISO Equivalent Sensitivity. Para fotos em ambientes escuros, recomendamos alterar o valor para 400.

Não use zoom digital

As lentes dos smartphones são fixas e não conseguem aproximar a imagem (“dar zoom”). Por causa disso há o zoom digital, que, entretanto, não deveria ser utilizado. Tudo o que ele faz é ampliar os pixels, em vez de realmente capturar mais detalhes da imagem. O resultado são imagens “quadriculadas” (pixeladas) ou sem nitidez, que ficam horríveis na tela e no papel.

O mesmo efeito pode ser produzido no computador com o Photoshop ou outro editor de imagem, e os resultados são melhores. É isso que recomendamos: se você quer aproximar ou destacar um detalhe na imagem, fotografe-a sem zoom, e use um editor de imagens no PC para cortar as partes desinteressantes e aproximar o restante.

Quer preencher a cena? Aproxime-se ao máximo do objeto que quer fotografar. Se ainda não for o bastante, fotografe sem zoom, e use o PC para terminar o serviço.

Boa luz significa boas fotos

Mesmo os celulares mais baratos podem tirar boas fotos com a luz ideal. E já que você não anda por aí carregando iluminação de apoio, deve prestar atenção ao que está disponível na hora em que a foto for tirada.  Na maioria dos casos a luz deve ficar atrás do fotógrafo, então posicione-se ou peça para que aqueles que estão sendo fotografados encontrem uma posição melhor.

Procure múltiplas fontes de luz para conseguir fotografias melhores. Estúdios geralmente usam uma combinação de três fontes de luz (luz principal, luz de preenchimento e luz de fundo) para iluminar as cenas. A principal é a mais brilhante, que vem da câmera ou muito próxima, enquanto a de preenchimento fica mais ao lado, com o objetivo de suavizar as sombras. Por fim, a luz de fundo que fica atrás do objeto a ser fotografado para dar a sensação de profundidade. 

Siga essa receita sempre que for possível. Para fotografar num ambiente fechado com luz do dia, as janelas podem ser usadas como luzes principais e uma lâmpada como luz de fundo. No entanto, evite fontes de luz excessivamente brilhantes na imagem, já que a câmera do smartphone acabará estourando esses pontos. 

Continue lendo e veja mais truques de fotografia »

++++

Evite os borrões

Suas fotos estão borradas demais? Das duas uma: ou a câmera está se mexendo demais ou o objeto a ser fotografado não para quieto. No primeiro caso toda a imagem fica distorcida, e no segundo alguns elementos estão nítidos, enquanto o assunto principal está borrado. 

Há formas de resolver isso. Para reduzir a movimentação da câmera, mantenha-se firme ao tirar uma foto. Segure o celular com as duas mãos, apóie os cotovelos nas laterais do abdômen para dar suporte, pressione o botão da câmera e não faça qualquer outro movimento – sequer levante um dedo – até se certificar de que a imagem tenha sido capturada. Em muitos smartphones é necessário pressionar levemente o botão do disparador para ajustar o foco e só então apertá-lo até o final para tirar a foto. Se este for o caso do seu aparelho, não se esqueça de focar primeiro.

Se for fotografar em um ambiente com muita luz, é possível evitar que o objeto fique borrado aumentando a velocidade do obturador. As câmeras de celular geralmente não incluem ajuste manual de velocidade, mas muitas delas tem os chamados “modos de cena”, e o modo para esportes (Sports, em inglês) pode gerar o mesmo resultado.

Desfocar pode ser bom

Use imagens borradas a seu favor, destacando o objeto e desfocando o segundo plano. Usar uma distância focal pequena é a maneira clássica de criar esse tipo de efeito. Para isso, é necessário muita luz e um celular Android com configurações manuais de exposição para obter os melhores resultados. Coloque o menor valor de abertura de  diafragma possível nas configurações do aplicativo da câmera. Caso essa opção não exista, tente colocar a câmera no modo retrato, se disponível.

Independentemente da forma como será obtido, o efeito será mais proeminente se o fotógrafo se posicionar muito perto do objeto e, ao mesmo tempo, distante do fundo. Borrar uma fotografia em movimento pode criar um efeito melhor ainda, causado quando a câmera e o objeto se movimentam ao mesmo tempo, e somente o fundo fica borrado. 

Para isso, tente focar em alguém e acompanhar o passo da pessoa, mantendo-a mesma posição no quadro. Já que os dois estão relativamente na mesma posição, a pessoa irá ficar nítida, enquanto o plano de fundo é borrado. Esse efeito funciona melhor em ambientes com pouca luz, quando a câmera precisa diminuir a velocidade do obturador. 

Use um temporizador

É possível tirar boas fotos com o aplicativo de câmera integrado ao celular Android, mas alguns add-ons podem permitir ainda mais recursos – inclusive o timer, que não é recurso padrão em muitos aparelhos. 

O aplicativo Camera Zoom FX oferece vários efeitos para embelezar suas fotos, e também um Timer. Para tirar uma foto com os amigos, coloque o celular em um local onde todos apareçam na cena e então vá em Quick Settings > Settings 3 > Timer para ativar o timer. Habilite o modo burst para tirar várias fotos consecutivas de uma vezes (isso pode ser feito em Quick Settings > Settings 3 > Burst Mode).

Faça diferente

Muitas imagens ficam com aparência de “foto de celular” não porque o hardware seja inadequado, mas sim porque o fotógrafo usa ângulos muito típicos: no nível dos olhos, distante do objeto. Para conseguir fotos melhores, use perspectivas diferentes e inusitadas. Abaixar para registrar o momento em que crianças estão brincando ou tentar capturar a imagem de um ângulo mais baixo depois de uma equipe conquistar uma montanha são opções mais imaginativas. O importante é ficar próximo do objeto. 

Experimente nossas dicas e se familiarize com a câmera do seu celular Android. Com um pouco de prática, você pode desenvolver habilidades técnicas e artísticas para tirar ótimas fotos, apesar das pequenas lentes.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail