Home > Dicas

Tire vantagem das listas inteligentes do iTunes

São inúmeras opções para criar listagens de músicas usando as informações que o software da Apple pode coletar. Saiba como

Macworld/EUA

06/08/2009 às 17h21

Foto:

Ouvir uma música na frente do computador pode ser bem relaxante. Com alguns truques no iTunes a coisa pode ficar mais divertida ainda. São vários recursos que o reprodutor é capaz de oferecer. Um bem bacana é o de criar listas inteligentes.

O iTunes pode coletar inúmeras informações das músicas que você está ouvindo apenas observando suas ações. Ele registra informações de quantas vezes determinada música foi executada, estilo musical mais ouvido, preferência de CDs, entre outras.

Criando listas inteligentes de reprodução (clique em Arquivo -> Nova lista inteligente), é possível adicionar algumas condições para que o programa faça todo o trabalho. Em certos casos, o usuário tem tantas músicas armazenadas que acaba perdendo o controle em saber quais músicas já foram ouvidas e quais nunca foram executadas. Que tal descobrir quais você nunca ouviu? Para isso basta criar uma lista inteligente com a condição “Contagem de Reproduções É 0”.

itunes-lista.png

Lista inteligente: saiba quais canções já foram ouvidas

Há também a opção para ouvir as músicas que você mais escutou de algum artista específico. É só criar uma condição “Contagem de Reproduções É 0” e outra “Artista É Fulano”.

Existem pessoas que querem manipular a contagem das músicas. Para elas, o site AppleScripts for iTunes oferece um programa que faz essas alterações.

Para zerar o contador de qualquer música, é só dar um clique com o botão direito do mouse e escolher Redefinir contagem de execuções.

O leitor Thiago Pedro nos enviou uma dica para quem adquire muitas músicas diariamente. Quando o fim de semana chega e você tem vontade de ouvir todas as músicas adicionadas durante a semana, crie a condição "Data da adição É posterior 5/8/2009". Para ouvir as músicas preferidas a dica do Thiago é a condição Classificação É 4 ou 5 estrelas".

São inúmeras opções para criar listas inteligentes de músicas usando as informações que o iTunes pode coletar. Algumas pessoas não se importam com isso, mas outras tiram o máximo proveito do recurso. Se você usa alguma lista inteligente, compartilhe conosco,  mande para nós. Ela pode ser acrescentada a esta dica.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail