Home > Notícias

Todos estão tentando adotar estratégia da Apple, diz Tim Cook sobre rivais

Em entrevista, CEO também afirmou que iPhone 5C "não é lixo" e lembrou que sempre é preciso inovar, citando fim da Nokia como exemplo.

Macworld / EUA

19/09/2013 às 16h29

timcook_43502.jpg
Foto:

Pouco antes do lançamento dos novos iPhones 5S e 5C, o CEO da Apple, Tim Cook, concedeu uma rara entrevista para a Bloomberg Businessweek sobre o mercado móvel e as novidades da empresa.

O iPhone 5C não é lixo

Apesar de muitos temerem o lançamento de uma versão de baixo custo do iPhone, que poderia sinalizar uma mudança de mentalidade da Apple, Cook acabou com essas preocupações ao dizer que “sempre há uma grande parte de lixo no mercado, mas nós não estamos nesse negócio”.

Com valores a partir de 549 dólares, o modelo desbloqueado do iPhone 5C, por exemplo, só custa 100 dólares a menos que o top de linha iPhone 5S nos EUA. “Nunca tivemos a intenção de vender um iPhone de baixo custo. Nosso principal objetivo é vender um ótimo telefone e fornecer uma grande experiência, e conseguimos pensar em uma maneira de fazer isso com um custo menor.”

Todos querem ser a Apple

Para o executivo, de uma maneira ou de outra, quase todas as principais fabricantes do mercado mobile estão pegando “dicas” da Apple e querendo controlar tudo, desde o sistema até a venda dos aparelhos.

“Todo mundo está tentando adotar a estratégia da Apple”, afirmou Cook. E esse alarde do executivo é apoiado por movimentos do mercado no último ano. 

Enquanto a Microsoft ainda tenta emplacar seu sistema Windows Phone, a empresa apostou no hardware com a recente compra bilionária da Nokia. De maneira parecida, o Google continuou seu caminho para um pouco mais longe das suas origens no software ao comprar a Motorola. Além disso, a Samsung parece interessa em cultivar seu próprio ecossistema, tendo anunciado sua primeira conferência de desenvolvedores. Isso sem mencionar todas as empresas montarem suas próprias lojas de varejo.

“Não estamos em busca de validação externa da nossa estratégia, mas acho que isso sugere que há muita cópia na estratégia e que as pessoas reconheceram a importância disso.”

Apple vai inovar para continuar no mercado

Tema de debate nos últimos anos, principalmente desde a morte de Steve Jobs, em 2011, a suposta falta de inovação da Apple é algo de que Cook tem consciência.

“Acho que a Nokia é um lembrete para todos no mercado que você precisa continuar inovando e que não inovar é o mesmo que morrer”, afirmou o chefão da Apple.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail