Home > Notícias

Toshiba desenvolve câmera para smartphones com 30 mil lentes em miniatura

Módulo permitirá mudar o foco e perspectiva de uma imagem depois dela ter sido feita. Empresa espera oferecer o novo componente aos fabricantes de aparelhos em março de 2014

Jay Alabaster, IDG News Service

28/12/2012 às 15h12

Foto:

A Toshiba está desenvolvendo um diminuto módulo de câmera digital similar ao usado pela câmera Lytro, que captura imagens cujo ponto focal e perspectiva podem ser ajustados à vontade pelo usuário após a foto ter sido feita.

O novo módulo será composto por um arranjo contendo entre 30 a 50 mil minúsculas lentes, mas ainda assim será pequeno o suficiente para ser usado em smartphones e tablets modernos. A fabricante espera colocar o produto à venda em março de 2014. A Lytro, uma empresa norte-americana com sede na Califórnia, foi a primeira a colocar esta tecnologia, que chama de “captura de campo luminoso”, no mercado.

“A Lytro não fabrica semicondutores, então o módulo de câmera é algo que a Toshiba está melhor capacitada para fazer”, afirma o porta-voz da Toshiba, Atsushi Ido. O executivo diz que o conceito por trás da nova tecnologia é similar ao dos olhos compostos encontrados em muitos insetos. Segundo ele, muito do processamento necessário para a captura e combinação de múltiplas imagens em um único resultado final será feito pelo próprio hardware do módulo.

A Toshiba é uma das maiores fabricantes em todo o mundo de sensores de imagem com tecnologia CMOS, mercado onde compete com rivais como a Sony, Samsung e Omnivision. A empresa também é conhecida por ser uma das maiores produtoras de NAND Flash, chips de memória integrados em eletrônicos como smartphones e tablets, em cartões de memória e discos de estado sólido (SSD) para PCs.

Em janeiro deste ano Charles Chi, um executivo da Lytro, disse que a empresa estava concentrando esforços no mercado de câmeras para o consumidor, e que qualquer investida no mercado de smartphones provavelmente envolveria uma parceria com uma empresa já estabelecida nele.

No início desta semana a Toshiba anunciou que está preparando um sensor de imagem CMOS de 20 MP voltado ao mercado de câmeras digitais, com o qual pretende desafiar a hegemonia da Sony. O novo chip será capaz de fotografar 30 quadros por segundo na resolução máxima, ou 60 quadros por segundo em Full HD (1080p). A Toshiba disse que irá começar as entregas de amostras do novo sensor no próximo mês, e espera iniciar a produção em massa em agosto.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail