Home > Notícias

Toshiba exibe TV baseada no chip Cell

Aparelho Cell Regza chega ao Japão em dezembro e ao mercado internacional em 2010.

IDG News Service

05/10/2009 às 9h57

Foto:

Com esperanças de se destacar entre as fabricantes de televisão, a Toshiba começará em breve as vendas do primeiro aparelho baseado no processador multimídia Cell, o mesmo utilizado no PlayStation 3, da Sony. A Cell Regza TV incluirá diversos recursos avançados, como a possibilidade de gravar oito canais de alta definição simultaneamente.

Há mais de quatro anos em desenvolvimento, o Cell é a aposta da Toshiba para aumentar sua competitividade no mercado. A companhia é a primeira a inserir o chip em um televisor.

O aparelho de 55 polegadas começará a ser vendido no começo de dezembro e custará cerca de 1 milhão de ienes (cerca de 22 mil reais). A Toshiba espera vender cerca de mil unidades por mês. A TV chegará aos Estados Unidos durante 2010, com lançamento posterior na Europa. A companhia não deu detalhes sobre o lançamento da Cell Regza em outras partes do mundo.

O microprocessador Cell foi desenvolvido pela Toshiba, IBM e Sony e cada chip contém um núcleo Power PC e oito co-processadores. Comparado a uma TV atual da Toshiba, a Cell Regza tem 143 vezes mais capacidade de processamento.

A função de gravação simultânea usa dois terços do espaço de um disco rígido interno de 3 Terabytes (TB) e pode armazenar as últimas 26 horas de oito canais de televisão. Alternando para menos canais é possível gravar mais tempo da programação.

O terabyte remanescente do disco rígido pode ser usado para armazenar programas desejados e guardá-los por mais tempo do que a gravação simultânea. Outras funções da TV incluem a possibilidade de mostrar oito canais de TV na tela simultaneamente. Com isso, é possível mudar de canal sem o atraso comum da transmissão digital.

O disco rígido, o chip Cell e a maior parte dos sistemas de processamento ficarão dentro de uma caixa externa, que será do tamanho de um tocador de Blu-ray convencional.

A TV será mostrada para o público na Ceatec, a maior feira de eletrônicos do Japão, que começará na próxima terça-feira (6/10) perto de Tóquio. A Toshiba também falará sobre as direções futuras da tecnologia, incluindo o uso do chip Cell em televisores 3D e uma versão com uma tela com resolução cerca de quatro vezes maior do que as atuais TVs de alta definição – aproximadamente 4 mil x 2 mil pixels.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail