Home > Notícias

Toshiba lança TG01 e amplia lista de rivais do iPhone

Aparelho mais fino, tela maior e com touchscreen, melhor resolução, além de suporte para TV e Flash são as promessa da fabricante.

Redação da PC World / EUA

10/02/2009 às 9h52

Foto:

destaque_88O World Mobile Congress só tem início na próxima semana, mas os lançamentos já começaram a aparecer. A Toshiba vai apresentar no evento seu novo celular baseado no sistema Windows Mobile: o TG01 que terá suporte para TV e tela sensível ao toque.

A primeira coisa que o usuário notará no Toshiba TG01 é seu tamanho. Ele tem apenas 9,9 milímetros de espessura, comparados aos 12,3 milímetros do iPhone. O G1, celular da HTC com Android, tem 17,1 mm de espessura.

> Fotos: Conheça o novo Toshiba TG01

A Toshiba acredita em telas maiores e com melhor resolução: o display touchscreen do TG01 tem 4,1 polegadas e resolução de 800 x 480 pixels, maior e melhor do que a do iPhone (480 x 320 pixels)

O TG01 é o primeiro celular a rodar o chip Snapdragon da Qualcomm. Segundo a fabricante do processador, o Snapdragon faz o celular executar as tarefas notavelmente mais rápido que qualquer outro aparelho atual. O chip incorpora uma facilidade, denominada "controle dinâmico de velocidade", desenvolvida para gerenciar mais eficientemente a energia e prolongar a duração da carga da bateria.

O aparelho vem com memória interna limitada, mas oferece extensão via cartão MicroSD para até 32 GB. Ele tem GPS e conectividade Wi-Fi e é compatível com redes 3G HSDPA.

Uma das características mais interessantes do TG01 é a opção "shake-to-answer". O usuário pode simplesmente mexer o aparelho para atender a uma chamada ou terminar uma ligação. A resolução da câmera do aparelho ainda não foi revelada.

O TG01 roda Windows Mobile 6.1 com uma nova interface gráfica. A função "shake" poderá até ser usada por todo o sistema - para o usuário voltar ao menu principal, por exemplo.

Ao contrário do iPhone, o TG01 já vem com suporte a Flash. Isso significa que o usuário poderá navegar em qualquer site da web baseado em Flash e assistir vídeos não disponíveis em interfaces que não sejam Flash.

O aparelho integra acesso ao Google, YouTube e Facebook. A fabricante vai trabalhar com desenvolvedores para a criação de aplicativos e games específicos para o aparelho.

Ainda não há data para chegada às lojas, mas o TG01 deve começar a ser vendido no fim do semestre. O preço sugerido e as operadoras de telefonia parceiras também não foram divulgados.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail