Home > Notícias

Toshiba pode desistir do HD DVD e encerrar disputa por vídeo de alta definição

Depois de vários revezes, a fabricante pode jogar a toalha na batalha de vídeo de alta definição e desistir do seu formato

Por IDG News Service/Japão

17/02/2008 às 15h51

Foto:

A Toshiba está repensando a produção de players e gravadores HD DVD e está perto de tomar a decisão se vai jogar a toalha na batalha pelo formato de disco de alta definição, informou a TV pública japonesa NHK.

A decisão, que segundo a NHK vai custar à companhia centenas de milhões de dólares, está sendo tomada em função de os principais estúdios e varejistas dos Estados Unidos anunciarem apoio ao Blu-ray, formato rival que concorre com o HD DVD.

"Estamos fazendo considerações em razão do impacto nas vendas com o anúncio da Warner, mas não tomamos nenhuma decisão ainda", declarou Keisuke Ohmori, porta-voz da Toshiba, referindo-se a decisão da Warner Bros, em janeiro, de apenas lançar filmes no formato Blu-ray.

Saiba mais:
> Gartner: Blu-ray deve vencer a batalha
> HD DVD x Blu-ray: testamos nove modelos
> Tire suas dúvidas sobre a nova geração de DVDs

> Fotos: HD DVD e Blu-ray

Outras informações publicadas pela mídia japonesa dizem que um anúncio oficial da Toshiba deve acontecer ainda nesta semana.

O HD DVD luta contra o Blu-ray Disc, nos últimos dois anos, para saber quem vai suceder o DVD como formato de vídeo de alta definição. Ele tem o apoio da Toshiba e de outras companhias, como Microsoft e Intel.

O Blu-ray Disc, da Sony, tem o apoio de Panasonic, Sharp, Samsung, LG e Philips. Ambos entregam ao consumidor final uma qualidade de áudio e vídeo similares.

A decisão da Warner Bros, em janeiro, foi vista por muitos como o começo do fim do HD DVD. Entre os grandes estúdios de Hollywood, Paramount e Universal mantêm o apoio ao HD DVD.

Semanas após a decisão da Warner, as coisas pioraram para o HD DVD. A Netflix, empresa de aluguel de filmes nos EUA, informou que pararia de dar apoio ao HD DVD. Na sexta-feira (15/02), foi a vez do Wal-Mart, maior varejista dos EUA, anunciar que deixaria de vender filmes HD DVD em favor do Blu-ray Disc.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail