Home > Notícias

Toshiba revela protótipo de TV com processador Cell no Consumer Eletronics Show

Primeiro protótipo com o chip pela Toshiba, TV de tela plana suporta 48 vídeos simultâneos e faz upgrade de imagem padrão

Por IDG News Service/EUA

11/01/2008 às 11h51

Foto:

O que pode acontecer quando o poderoso microprocessador Cell, coração do console PlayStation 3 da Sony, é inserido em uma televisão? Esta foi a idéia demonstrada em um protótipo a Toshiba durante a feira Consumer Electronics Show, a CES 2008, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Leia mais:

O Cell foi desenvolvido pela Toshiba em conjunto com a IBM, a Sony e a Sony Computer Entertainment, voltado ao processamento gráfico. Cada chip contém um núcleo Power PC e oito co-processadores que fazem o trabalho pesado de processamento de vídeo.

Enquanto a Sony desenvolveu o chip para o PS3, a Toshiba investiu no projeto de olho em dispositivos eletrônicos de consumo.

Até a CES 2008, a empresa ainda não havia apresentado uma aplicação do Cell em um eletrônico, mas revelou um protótipo de TV de tela plana esta semana, durante o evento.

O primeiro e talvez mais importante benefício da inserção do Cell no televisor é a capacidade de suportar o crescimento da escala de imagens em tempo real de alta definição. Com a entrada de mais e mais canais de HDTV, as atuais transmissões acabarão se tornando pouco para os exigentes consumidores. Já a TV com o Cell permitirá que o telespectador aprecie transmissões regulares com qualidade similar à do HD, explica Hiroaki Komaki, especialista do centro de tecnologias de núcleo da Toshiba, em Tóquio.

A mesma característica oferecida pelo Cell para a qualidade de imagem também pode ser usada em recursos como zoom em uma imagem de HDTV de um filme ou de um evento esportivo, por exemplo.

O Cell também permite que o usuário navegue por uma série de canais de vídeo simultaneamente em sua TV. Em uma demonstração na CES, o chip estava transmitindo 48 capítulos de um vídeo em definição padrão, em tempo real, sendo que cada vídeo aparecia em um ícone na tela do televisor. Em HD o processador é capaz de suportar seis vídeos em tempo real.

Por enquanto, a TV com Cell ainda não tem previsão de lançamento ou preço sugerido.

A empresa também não definiu exatamente quais funções implementará, de fato, no novo aparelho, mas já adiantou que pretende embutir o sistema de jogos do PlayStation 3 em seus televisores.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail