Home > Notícias

TouchPad por US$ 99 mostra que tablets custam muito caro

Equipamento da HP começou a ser vendido a "preço de banana", por conta do anúnico de fim da produção; produto foi lançado há pouco mais de um mês por US$ 500

Paul Suarez

22/08/2011 às 15h23

Foto:

Sem dúvida que a “queima de estoque” da HP pode ter prejudicado as vendas de fabricantes menores de tablets e acabar ajudando ainda mais a posição da Apple no mercado. Apesar disso, mesmo essas empresas menores no mercado de tablets – incluindo a HP – têm se prejudicado com uma estrutura de preços que não é atraente para a maioria dos consumidores.

Depois de cortar o preço do TouchPad para 99 dólares, no modelo de 16 GB, e 149 dólares (32GB), a HP vendeu 350 mil unidades neste fim de semana, algo só comparável ao mesmo período do lançamento do iPad. Após isso, o dispositivo da Hewlett Packard será descontinuado. Mesmo assim, é um sinal de que muitos consumidores podem esquecer o tablet da Apple se o preço for justo.

Eis o problema com o sistema atual: muitos tablets novos custam algo em torno de 500 dólares, próximo do valor do iPad. A maioria dos consumidores, se tivesse que decidir como gastar 500 dólares em um tablet, compraria um iPad. Se os outros fabricantes desejam se tornar competitivos em relação a Apple, que possui o “dispositivo padrão” do mercado, eles precisam dar ao consumidor uma razão para optar pelo seu produto, em vez daquele oferecido pela empresa de Cupertino.

Isso não tem sido feito até agora. A HP, ao oferecer seu tablet descontinuado por um quinto do preço cobrado pela Apple, parece ter atingido muitos consumidores mais econômicos e que buscam ofertas. Claro, todos gostam de um pechincha e, obviamente, o corte de preços da empresa é uma situação única que os outros fabricantes provavelmente não querem repetir, porém o processo de design dos tablets deve se repensado para algo que vá além do que simplesmente dizer “vamos fazer algo parecido com o iPad, que custe a mesma coisa que o iPad”.

Se não isso, essa venda-relâmpago mostrou que há muito interesse do consumidor em tablets e que muitas oportunidades estão sendo perdidas pelas fabricantes. Existem opções desse tipo de dispositivo abaixo de 300 dólares, no entanto grande parte desses aparelhos está longe de ser conhecida.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail