Home > Dicas

Dá para usar o PC enquanto o antivírus faz a varredura do HD?

Compartilhar recursos enquanto o antivírus faz seu trabalho não é recomendado e prejudica o desempenho geral do sistema.

Lincoln Spector, da PC World/EUA

25/02/2010 às 19h31

150x100_anti_virus.jpg
Foto:

150x100_anti_virus.jpgVerificar os arquivos de um PC com um antivírus ou antimalware é uma tarefa demorada; tais softwares executam uma varredura detalhada em todo o disco rígido. Mas, enquanto ele faz seu trabalho, será que é possível continuar usando o computador normalmente?

Bom, isso vai depender da tarefa que se deseja realizar. Por exemplo, acessar a internet enquanto os arquivos são verificados não é uma boa ideia. O motivo é que todas as páginas carregadas acabam indo para o diretório de cache e pode prejudicar a varredura, pois o antivírus pode já ter verificado aquele diretório enquanto você está acessando a web. E um arquivo contaminado pode se instalar justamente nesses locais.

Leia também: 
>> Infecção pelo botnet Kneber indica antivírus desatualizado
>> 13 formas de lidar com coisas chatas da internet
>> Ameaças da web e como se livrar delas

Realizar atividades que precisam acessar o HD constantemente também não são recomendadas enquanto as ferramentas de segurança trabalham, bem como usar aplicativos pesados, como o Photoshop. Além de consumir muita memória, (o que os antivírus também verificam), esse tipo de programa também acessa o HD, usado como memória auxiliar.

Mas se você vai simplesmente usar o Word, por exemplo, não há problema algum. Ele não afetará o resultado da varredura e também não irá prejudicar em nada quando salvarmos o documento, pois o acesso a disco não é constante.

O que pode acontecer apenas é alguma alteração na performance, se a máquina não tiver processador e HD rápidos. Mas nada que irá incomodar ou prejudicar a digitação. Então, a atividade de escrever não irá prejudicar a operação do antivírus.

Mas saiba que quase todos os antivírus ou antimalware permitem ser configurados para verificar o disco enquanto o computador estiver ocioso, que pode ser no momento do almoço, por exemplo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail