Home > Notícias

Tráfego de vídeo não acarreta aumento de consumo de banda na web

Ainda que infra-estrutura tenha se fortalecido entre 2007 e 2008, América lidera aumento no consumo de banda, diz TeleGeography.

Network World/EUA

04/09/2008 às 11h40

Foto:

Ainda que exista o prognóstico de que a internet está prestes a entrar em colapso pelo crescimento do tráfego de vídeo, especialmente vídeo, o tráfego internacional da rede cresceu 53% entre 2007 e 2008, queda em comparação aos 61% de aumento em relação ao ano anterior, de acordo estudo da consultoria TeleGeography.

Pelo segundo ano consecutivo, a capacidade total da internet internacional cresceu mais que o tráfego total, levando a menores níveis de utilização de muitos backbones, diz a consultoria. Entre 2007 e 2008, a utilização média de tráfego caíram de 31% para 29%, enquanto os picos também diminuíram de 44% para 43%, segundo a consultoria.

A tendência de menor utilização da capacidade reflete diferenças regionais significativas, de acordo com a TeleGeography. Enquanto a utilização de links para Europa e Ásia caiu em 2008, o tráfego aumentou nos Estados Unidos, Canadá e América Latina, onde o crescimento ultrapassou a instalação de mais banda.

O crescimento de tráfego entre os EUA e a América Latina aumentou 112% enquanto o tráfego dos backbones da internet entre as maiores cidades norte-americanas cresceu 47%.

O aumento do tráfego se manteve forte, ainda que o ritmo de crescimento dos assinantes de banda larga tenha caído, de acordo com a TeleGeography. O aumento de assinantes de banda larga vem desacelerando desde 2001, mas o volume do tráfego gerado por casa usuário cresceu.

O crescimento de tráfego foi alimentado pela crescente demanda por vídeo por navegadores, serviços de P2P ou protocolos streaming, diz o estudo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail