Home > Notícias

Tráfego mensal de vídeos na web vai superar 50 Exabytes em 2013

Volume equivalente a 10 bilhões de DVDs por mês é 5 vezes superior ao registrado em 2008, informa Cisco

Daniela Braun para o IDG Now!

28/04/2010 às 16h25

Foto:

O volume de vídeos trafegados na internet deve superar 50 Exabytes em 2013, o equivalente a 10 bilhões de DVDs transmitidos por mês, prevê a empresa de soluções de rede Cisco Systems.

A quantidade de vídeos transmitidos nos próximos três anos será cinco vezes superior à de 2008 chegando a 20 Exabytes em 2010 e a 40 Exabytes em 2012. "Nestes 30 minutos de apresentação, são realizadas 62 milhões de buscas no Google e 25 milhões de videos são assistidos no YouTube", destacou o vice-presidente sênior do Grupo de Tecnologias Emergentes da Cisco, Marthin De Beer, durante o evento Cisco Partner Summit 2010, nesta quarta-feira (28/4), nos Estados Unidos.

"Tendo em vista que 90% do tráfego da rede será de vídeo, temos de cuidar disso", disse De Beer ao anunciar a expansão do serviço MediaNet, um serviço de colaboração em vídeo usado internamente pela empresa, que será estendido a parceiros de vendas e empresas.

YouTube corporativo
A intranet de vídeos da Cisco foi criada há cerca de três anos para incrementar a troca de experiências e projetos entre funcionários. Na segunda metad de 2010, a MediaNet ganha uma versão 2.0 para ser customizada a parceiros e empresas, incluindo  metadados para embutir informações e textos nos conteúdos.

A MediaNet também faz parte da arquitetura Bordeless Network, de redes virtuais privadas da Cisco para dispositivos móveis, "que tornará a rede pronta para todas as aplicações ligadas a vídeos", disse o executivo. Entre as aplicações integradas estão a câmera portátil Flip, soluções de telepresença, comunicação unificada, streaming de vídeo no desktop, videocast e segurança.

Segundo De Bree, o foco inicial da solução está nos segmentos de educação, saúde e entretenimento.

*A jornalista viajou a São Francisco a convite da Cisco.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail