Home > Notícias

Tráfego na Ásia acarretata pane internacional em serviços do Google

Problema afetou 14% dos usuários de serviços como Google, Gmail, Maps e Apps, que ficaram instáveis na manhã desta quinta-feira.

Redação da PC World / EUA

14/05/2009 às 15h53

Foto:

O Google se recuperou de uma pane generalizada que atingiu vários serviços seus em diferentes mercados pelo mundo nesta quinta-feira (14/05).

Serviços do Google, como buscador, Gmail, Maps e Apps, se tornaram inacessíveis principalmente apra usuários dos Estados Unidos, mas também para outras localidades pelo mundo, entre 9h45 e 13h20 desta quinta, pelo horário de Brasília.

Leia mais:
> Brasileiros sem Google por 30 minutos
> Gmail sobre 6º parada em três meses
> Erro humano gera falha em busca no Google
> As piores panes da web em 2008
> O Google e os trovões nas nuvens

O Google confirma problemas enfrentados na China, Austrália e França. O Google Brasil não sabe dizer se a pane atingiu os brasileiros.

"A questão afetando alguns serviços do Google foi resolvida. Lamentamos pela inconveniência e divulgaremos mais detalhes em breve", afirma nota divulgada pelo buscador.

O vice-presidente sênior de operações, Urs Hoelzle, afirmou que a instabilidade foi causada por um congestionamento de tráfego em roteadores na Ásia após o Google começar a redirecionar usuários de seus serviços pela região por um erro na rede.

"Como resultado, cerca de 14% dos nossos usuários experimentaram lentidões ou mesmo interrupções de serviços. Sentimos pelo que aconteceu e você pode ter certeza de que trabalharemos ainda mais forte para garantir que problemas similares não aconteçam de novo", afirma o post no blog oficial do Google.

Na primeira semana de maio, alguns usuários relataram problemas para acessar serviços do Google, como Reader, Gmail e Maps, além da própria ferramenta de busca, no Brasil.

Com os problemas resolvidos, o Google Brasil firmou que uma manutenção de rotina afetou alguns roteadores, "o que causou impacto no tráfego de parte dos usuários brasileiros, limitando acesso aos serviços da empresa por alguns instantes".

Twitter

Usuários do microblog Twitter, no entanto, estão atualizando o status da paralisação no Google pela tag '#googlefail'. No microblog há uma série de depoimentos de pessoas que estão sem acesso ao Gmail, à página inicial do Google, aos serviços Google News, Google Reader, YouTube, Google Analytics, Maps e Docs.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail