Home > Dicas

Transfira sua conta do Outlook Express para o Windows Mail

Se você comprou um PC novo para sua empresa, veja como transferir com segurança seu bem mais valioso: as informações.

Por Fernando Petracioli, especial para a PC World

17/03/2008 às 15h40

migrar_mail_150.jpg
Foto:

oexpress_to_wmail150Uma parcela importante das informações das empresas, de qualquer empresa, circula pelo correio eletrônico. Estão lá os contatos de clientes, orçamentos, pedidos e muito mais.

Manter tais dados acessíveis e intactos ao migrar para um computador novo que vem com o Vista é uma das maiores preocupações dos usuários.

Para os usuários de versões do Outlook, basta localizar o arquivo .PST, salvá-lo em alguma mídia transportável para que seja importado no Windows Mail.

Já quem usa o Outlook Express as coisas são ligeiramente diferentes, mas ainda assim é possível resolver e tudo o que você vai precisar é uma mídia para armazenamento – um CD, DVD ou pendrive resolvem.

Veja também:
> Não deixe os e-mails controlarem você
> Controle seus e-mails com o Thunderbird 2
> Descubra como se dá a epopéia de um e-mail

O Express salva seus conteúdo em pastas separadas e você deverá tratar cada uma delas de forma individual também. Vá em Ferramentas, Catálogo de endereços. Depois, salve seu catálogo com os contatos clicando em Arquivo, Exportar, Catálogo de endereços (WAB). Você deve salvá-lo no dispositivo que escolheu para armazenar (CD/DVD ou pendrive).

oexpress_to_wmail_01
Salve as pastas: copie o conteúdo local para o novo PC

Faça o mesmo com suas configurações. Clique em Ferramentas, Contas e vá na aba E-mail. Selecione a conta a ser exportada e clique no botão Exportar. Salve o arquivo de extensão .iaf na sua mídia. Repita a operação para cada conta de e-mail que quiser salvar.

Outros destaques:

> Teclado é tudo igual? Veja 28 modelos curiosos
> 10 computadores tunados que você precisa conhecer
> Confira as novidades do Internet Explorer 8
> Você sabe como será o computador do futuro? Veja aqui
> Estressado no trânsito? Conheça 11 gadgets para se distrair
++++
Agora é a vez de salvar suas mensagens. Aproveite a oportunidade para fazer uma limpeza em sua caixa de e-mail, removendo aquelas que não servem mais e organizando suas pastas. Depois, clique em Ferramentas, Opções, Manutenção e escolha Pasta de armazenamento. Copie o diretório que vai aparecer e cole-o no campo a ser preenchido em Iniciar, Executar. Clique OK, e a pasta com suas mensagens vai se abrir. É só salvá-las na sua mídia.

oexpress_to_wmail_02

Carga das informações: importe o arquivo .iaf e mantenha suas configurações

Em seu novo PC com Vista, insira a mídia onde seus dados foram armazenados e abra o programa Windows Mail. Clique em Arquivo, Importar e depois em Contatos do Windows. Você vai selecionar a opção Arquivos do catálogo de Endereços do Windows (contatos Outlook Express) e clicar em Importar. Localize o arquivo WAB na mídia e clique em Abrir. Para conferir se deu certo, você pode ir em Ferramentas, Contatos do Windows. Seus contatos devem aparecer na janela que vai se abrir, caso tenham sido instalados com sucesso no Windows Mail.

Outros destaques:
> Teclado é tudo igual? Veja 28 modelos curiosos
> 10 computadores tunados que você precisa conhecer
> Confira as novidades do Internet Explorer 8
> Você sabe como será o computador do futuro? Veja aqui
> Estressado no trânsito? Conheça 11 gadgets para se distrair

Para importar as configurações, clique em Ferramentas, Contas e vá em Importar. O Windows Mail vai procurar automaticamente por arquivos de extensão .iaf (Internet Account Files). Escolha aquele que você criou (em caso de haver dois ou mais, importe um por vez) e clique em Abrir para obter as configurações da conta.

oexpress_to_wmail_03

Agenda de contatos: leve tudo do Outlook para o Windows Mail

Na etapa seguinte, vamos importar as suas mensagens de e-mail. Vá agora em Arquivo, Importar, Mensagens. Selecione Microsoft Outlook Express 6 e clique em Avançar. Mantenha a opção Importar e-mail de um diretório de armazenamento do OE6 e clique em OK.

Procure na sua mídia pelas pastas que você armazenou no Outlook Express 6 e selecione aquelas que você quer importar para o Windows Mail. Clique em Avançar para efetuar a importação.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail