Home > Dicas

Transforme qualquer foto em um desenho a lápis

Crie obras de arte quase instantâneas com esta técnica fácílima de reproduzir em qualquer editor de imagens

Dave Johnson, PCWorld EUA e Rafael Rigues, PCWorld Brasil

31/10/2011 às 19h38

Foto:

Sempre quis saber desenhar. Minhas habilidades nessa área pararam de evoluir no jardim de infância, então meus desenhos de pessoas ainda se parecem com bonequinhos de palito. É por isso que gosto de fazer retratos com minha câmera digital, já que isso “não requer prática nem tampouco habilidade” com um lápis. E quando eu quero algo que pareça ter sido feito a lápis, posso pegar qualquer retrato feito com a câmera e conseguir resultados similares com apenas alguns cliques.

O jeito fácil

Transformar uma foto em um desenho a lápis é fácil, e algo que pode ser feito em quase qualquer editor de imagem. De fato, se você já tem o Photoshop Elements pode fazer isso de forma automática. No painel Editar no canto superior direito da tela abra a seção Efeitos e arraste o efeito desejado (por exemplo Carvão, na categoria Croqui) para a foto. Você também pode explorar os outros vários efeitos disponíveis, há cerca de 50 deles no total.

Mesmo quem não tem o Photoshop Elements pode conseguir um resultado similar sem muito esforço. Basta usar o Picnik, um editor de imagens gratuito que roda dentro do navegador. Acesse www.picnik.com e clique no botão Get started now!. Depois que o programa carregar clique no botão Upload a photo e escolha a imagem que quer transformar em um desenho. Vá à aba Edit, clique em Effects e na lista na lateral esquerda da janela escolha o efeito Pencil Sketch. Pronto! Você pode arrastar os controles Radius, Strenght e Fade para ajustar o resultado ao seu gosto, ou aplicar mais efeitos, um sobre o outro, até obter algo que lhe agrade (experimente Pencil Sketch + Boost).

O passo-a-passo

Se seu editor de imagens não tem um efeito similar, ou se você quer aprender a fazer você mesmo, basta seguir os passos abaixo. Vamos usar o Photoshop Elements como referência, mas o efeito pode ser facilmente replicado em qualquer editor de imagem que tenha suporte a camadas, como o Paint.net.

Escolha uma foto: para começar, abra a foto que deseja transformar no Photoshop Elements. Nem todas irão ficar boas com esta técnica, então pode ser necessário experimentar um pouco até você achar a foto certa. Em minha experiência, obtive os melhores resultados com fotos com fundos simples, como esta da minha esposa:

retratolapis_original-360px.jpg

Trabalhe as camadas: a primeira coisa a fazer é duplicar a imagem em uma nova camada, então clique no menu Camada / Duplicar Camada e OK. Aparentemente nada vai mudar, mas você deverá ver duas camadas listadas na paleta Camadas no canto inferior direito da tela. Selecione a camada no topo.

Agora vamos transformá-la em uma imagem em preto-e-branco. Para isso clique no menu Aprimorar / Ajustar Cor / Remover Cor. A imagem deve ficar em preto-e-branco. Agora precisamos duplicar esta camada, então escolhemos novamente Camada / Duplicar Camada e OK. Agora você deve ver três camadas na paleta Camadas. Selecione a camada do topo e mude o Modo de Mesclagem (logo acima da lista de camadas) de Normal para Subexposição de cor.

Assim que você fizer isso a imagem deve mudar, provavelmente ficará como se tivesse sido “lavada”. Vamos deixá-la ainda mais estranha: aperte Ctrl+I para inverter as cores, e a imagem deve ficar quase que completamente branca.

Termine o desenho: não parece, mas estamos quase no final. Tudo o que falta é desfocar um pouco (Blur) a imagem, que é o que irá transformar a tela quase branca em um desenho a lápis. Escolha Filtro / Desfoque / Desfoque Gaussiano. Você pode mudar o valor em Raio até conseguir um resultado que lhe agrade. Na foto que usei, o ideal foi 7.

retratolapis_pronto-360px.jpg

Se você gostar do resultado, basta salvar a nova imagem. Mas dá pra deixá-lo ainda melhor. Se você quiser aprofundar as linhas do lápis e melhorar o sombreamento, use a ferramenta Níveis. Escolha Aprimorar, Ajustar iluminação, Níveis. Arraste os controles de meio-tom (no meio do gráfico) e sombras (na extrema esquerda) até que a imagem fique do seu agrado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail