Home > Dicas

Transforme suas fotos em pôsteres gigantes ou presentes personalizados

Imprima suas imagens em tamanho grande e monte murais para decorar sua casa, e conheça opções para uso criativo das imagens.

Rick Broida, PC World / EUA*

12/05/2009 às 17h26

WallSize_ilustra150.jpg
Foto:

wallsize_ilustra150.jpgProcurando uma forma simples e barata de mudar o visual das paredes da sala? A ferramenta gratuita Rasterbator transforma qualquer imagem (de até 1MB de tamanho) em um pôster gigante.

Existem duas formas de usar o Rasterbator: você pode carregar sua imagem no próprio site, ou fazer o download do Rasterbator para o Windows (o que requer o Microsoft .NET Framework 1.1 e um leitor PDF).

Acredite ou não, mas a versão da web é muito melhor, pois permite que você selecione o tamanho da imagem apenas arrastando os cantos da mesma, em vez de manualmente indicar os números para redimensionar.

Mas qualquer seja o método escolhido, o resultado será mais ou menos o mesmo: uma imagem gigante que é dividida e impressa em diversas páginas de papel, e que depois cabe a você colocá-las em ordem e montá-la onde desejar.

E não é necessário dizer que quanto maior for o pôster, mais tinta e papel você irá consumir. Se for trabalhar com uma imagem colorida, você pode facilmente acabar com seus cartuchos de tinta em poucos minutos! Por isso, se for possível, opte pelas imagens em preto e branco; as impressões com impressoras laser são bem melhores.

wallsize_350.jpg

Exemplo de painel montado a partir do Rasterbator

Talvez seja necessário que você faça alguns ajustes se sua impressora não imprimir a folha por completo, sem deixar bordas – embora em alguns casos deixar a borda possa dar um visual bacana.

Se tiver dúvidas quanto à montagem da imagem, entre no fórum de discussão do Rasterbator e veja dicas de como fazer. É um serviço bem divertido e interessante, e que você só terá gastos com os consumíveis (tinta, papel, etc.).

Alternativas online
Se você gostou da ideia de montar um pôster com suas fotos, então teste também o programa Poster Forge. O utilitário online e gratuito possui diversos temas pré-determinados, no qual o usuário pode inserir sua foto no campo especificado.

É possível modificar as cores e fontes do layout, mas o tamanho grande é padrão para todas as opções, não podendo ser alterado. Quando finalizar, você pode salvá-lo em diversos formatos de imagem e até mesmo imprimi-lo pelo add-on do programa. Como o Rasterbator, este programa também divide a impressão em diversas páginas, mas não é possível imprimir o pôster em uma única folha.

Outro programa interessante, porém pago (49 dólares; 30 dias de Trial), é o BenVista PhotoMagic. O aplicativo reúne cinco programas diferentes para editar, redimensionar, colocar efeitos, reparar e imprimir suas imagens. Uma dica é tentar imprimir sua foto ou arte em papel vegetal e assim utilizá-la como decoração na iluminação, em abajures ou luminárias.

Fotos para presente
Se você gostou da ideia de atualizar a decoração da sua casa com pôsteres gigantes, então se surpreenderá com as opções para presentes ou lembranças que podem ser feitos a partir de suas fotos.

WallSize_brindes

Suas fotos podem virar presentes ou lembranças diversas

Muitas empresas no mercado já oferecem esse tipo de serviço, portanto é bom ficar atento quanto a qualidade do mesmo e a credibilidade. Sites como o AgFoto, Fotolivro Digipix, FotoRegistro, Presentes Personalizados, Photovie e eCamisetas, oferecem diversas opções para inserir suas fotos, como canecas, relógios, porta celular, agendas, caixas de vinho, sacolas e até quebra-cabeças.

Os preços dos serviços variam de produto e empresa, mas todas facilitam a montagem dos mesmos. Basta baixar um programa específico para editar e organizar as imagens como deseja. Depois é só enviar o arquivo para a empresa e a mesma fica responsável por elaborar os produtos e enviá-los.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail