Home > Notícias

Trend Micro tem novas soluções para pequenas empresas

Companhia lança ferramentas de segurança Worry-Free Business Security 5.0 e SecureSite

Daniel dos Santos

03/06/2008 às 16h56

Foto:

As pragas virtuais não param de evoluir e, para barrá-las, as empresas de segurança precisam constantemente aprimorar suas ferramentas. É o caso da Worry-Free, da Trend Micro, linha destinada às pequenas empresas, que acaba de ganhar a versão Business Security 5.0. A solução combate as ameaças online com ação em várias frentes, com análise de reputação de sites e filtragem de e-mail, entre outras.

“Atualmente, entre 70% e 80% dos casos de malware estão relacionados às chamadas ameaças web”, afirma Hernán Armbruster, diretor geral da Trend Micro no Brasil, referindo-se às pragas virtuais que possuem vários componentes (downloader, spyware, spam...) e que se utilizam dos recursos da rede mundial de computadores para atingir seus objetivos (basicamente financeiros). “É preciso adotar soluções que agem em várias camadas para barrar essas ameaças”, ressalta o executivo.

Dentro desse espírito, a Trend Micro aposta em iniciativas como a análise de reputação de domínios e servidores. “Se uma mensagem enviada pela internet traz um malware criado há poucos minutos, nenhum software de proteção é capaz de barrá-lo com base em vacinas”, explica Armbruster

Para combater os malwares, a Worry-Free Business Security 5.0 incorpora uma tecnologia que, em um golpe de phishing (e-mail fraudulento), por exemplo, verifica se o site foi criado há pouco tempo, se os servidores que disparam a mensagem fazem parte de listas de spam, se estão espalhados por vários países, além de fazer uma varredura da URL citada em busca de programas nocivos. Com combinação dessas e de outras camadas de verificação, segundo a empresa, é possível determinar se aquela mensagem representa uma ameaça (mesmo que a companhia não conheça o programa nocivo utilizado no golpe).

Há duas versões: Standard e Advanced, sendo que a mais completa inclui um serviço de checagem de e-mails, pelo qual os clientes da empresa têm suas mensagens eletrônicas verificadas primeiro nos servidores da Trend Micro, além de funcionalidades como filtro anti-phising. O produto tem preços a partir de US$ 37,75 (a licença, para pacotes entre 5 e 25 usuários).

Além da Business Security 5.0, a empresa anunciou o Worry-Free SecuritySite, serviço destinado a empresas de comércio eletrônico que monitora a segurança dos sites dessas companhias. A ferramenta gera periodicamente (o cliente define o intervalo) relatórios com vulnerabilidades encontradas e os passos necessários para resolvê-las. O produto ainda está em sua fase beta, sendo comercializado a partir de agosto.

Com os novos produtos da linha, a Trend Micro pretende ampliar o número de clientes Worry-Free no Brasil de 3 mil para 4,8 mil até o final do ano. Para isso, a companhia aposta na ampliação de seu canal de distribuição voltado para as pequenas empresas. A companhia trabalha com três distribuidores para a área de SMB (Ingram, CNT e Mazer) e busca mais um com atuação local, para explorar o mercado do Rio de Janeiro. Em 2007, eram 500 revendas focadas nessa linha, número que a Trend acredita poder dobrar até o final de 2008, ampliando a receita gerada por esse filão de 10% para 20% de seu negócio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail