Home > Dicas

Três coisas que os usuários do Vista sentirão falta no Windows 7

Difícil dizer que o Vista deixará saudades, mas ele tem funções que deveriam estar no novo sistema operacional.

Lincoln Spector, da PC World/EUA

05/10/2009 às 12h27

windows_7_upgrade_150.jpg
Foto:

windows_7_upgrade_150.jpgComo um ambiente para trabalhar e se divertir, o Windows 7 é superior ao Vista e pronto. Apesar disso, ele não é perfeito e que vem usando o Vista nos últimos dois anos provavelmente sentirá falta que algumas funcionalidades que a Microsoft resolveu retirar do sistema operacional.

Mas a situação não é assim tão desesperadora e se tais ausências realmente fizerem falta, saiba que é possível recuperar algumas delas.

Leia também: 
>> Review completo do Windows 7
>> Windows 7: dez coisas que a Microsoft precisa consertar nele
>> Saiba quanto vai custar o Windows 7 no Brasil
>> Quem está no XP deve migrar ou não para o Windows 7?
>> Conheça as dez melhores coisas que existem no Windows 7

Recuperação de programas ausentes
O Windows 7, para alegria de muitos e tristeza de uns poucos (ou o inverso, dependendo do grupo em que você leitor esteja) não traz mais, embarcadas aplicações como Windows Mail (Outlook Express no XP), Movie Maker e Photo Gallery.

Quem ainda continuar usando tais ferramentas pode fazer o download delas, gratuitamente e em versões mais recentes (e segundo a Microsoft, melhores), no site do Microsoft Live Essentials. Pelo menos por enquanto (quando esse texto foi produzido), o Movie Maker permanecia em versão beta.

Coloque seus favoritos de volta no menu Iniciar
O painel esquerdo do menu Iniciar do Vista apresenta uma lista de aplicativos favoritos no topo dos aplicativos recentemente utilizados. Infelizmente, o Windows 7 só oferece a lista dos mais recentes.

Para recuperar esta útil funcionalidade, clique em Todos os programs e arraste os aplicativos favoritos que estão faltando para o final do painel, segure-o lá até que seja exibida a lista dos recentes e então solte-o no topo da lista.

Antes que nos critiquem, tal funcionalidade no Windows 7 foi substituída pela possibilidade de arrastar o aplicativo desejado para a nova barra de ferramentas.

windows_7_folder.jpg

Fique com suas pastas favoritas (e não as da Microsoft)
Para ter acesso fácil a uma (ou várias) pasta(s), quando estiver visualizando ela, clique com o botão direito do mouse em Favoritos no painel esquerdo e selecione Adicionar a localização atual aos Favoritos.

No caso de sua lista de Favoritos ficar extensa demais, clique com o botão direito sobre um item que não se visita tão frequentemente e selecione Remover. São se preocupe: você não estará apagando a pasta em questão, apenas removendo-a da lista de favoritos.

Este você não vai querer recuperar
No Windows 7, felizmente, uma coisa você não terá de desabilitar: o Sidebar. No Vista, aquela coluna reservada para os nem sempre úteis widgets poderia ser removida de lá caso o usuário quisesse. No Windows 7 ela nem existe mais, para a alegria de todos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail