Home > Dicas

Três ferramentas gratuitas para editar suas fotos online

Veja como retocar suas imagens, adicionar texto e efeitos e enviá-las para os amigos sem precisar instalar nada em seu PC, e sem sair do navegador

Dave Johnson, PCWorld EUA e Rafael Rigues, PCWorld Brasil

07/03/2012 às 18h14

Foto:

Você quer editar suas fotos? Talvez endireitar um horizonte torto, dar uma mexidinha nas cores e adicionar uma moldura ou efeito? As ferramentas mais populares para esta tarefa são o Photoshop Elements (cerca de US$ 90) e o PaintShop Pro, ou alternativas gratuitas como o GIMP e o Paint.Net. Mas pra quê se preocupar em baixar e instalar um programa em seu PC quando você pode fazer todos os ajustes mais comuns sem sair do navegador? 

Há vários serviços online capazes de dar aquele “toque especial” em suas imagens, e o melhor é que muitos deles são gratuitos. É verdade que eles não tem toda a flexibilidade de um PhotoShop ou GIMP, mas suas interfaces orientadas a tarefas são muito mais fáceis de compreender, e como resultado você faz o serviço em menos tempo. Você não precisa entender de ajustes de contraste e brilho para “clarear” uma foto escura ou das nuances de curvas de cor para deixar as cores “mais vivas”. Basta arrastar um botão.

Um dos editores de fotos online mais populares era o Picnik, que foi adquirido pela Google, mas infelizmente o serviço será desativado em 19 de Abril. Felizmente ainda há ótimas alternativas no mercado, conheça algumas delas abaixo.

Pixlr

Você pode fazer a maior parte de sua edição de fotos no Pixlr e nunca precisar abrir um programa tradicional. Ele é parte de uma família de ferramentas de edição de imagem gratuitas oferecida pela Autodesk. Basta visitar a página oficial e escolher a que mais lhe agrada. Usuários do Picnik vão gostar do Pixlr Express, mas quem está acostumado a um editor “de verdade” vai preferir o Pixlr Editor

Ele é um editor de imagens realmente completo com um visual similar ao do Photoshop ou Paint Shop Pro. Tem uma barra vertical recheada de ferramentas de seleção e edição, suporta múltiplas camadas e tem até mesmo um conjunto de filtros como Desfoque, Máscara de Nitidez e simulação de HDR. E tudo o que você precisa para rodá-lo é de um navegador com o Flash Player.

Já o Pixlr Express tem uma interface simplificada, com um punhado de botões onde você pode escolher entre ajustes pré-definidos, efeitos especiais e bordas, além de adicionar texto às imagens. Cada botão abre um submenu com mais opções, o que dá uma flexibilidade surpreendente para algo que parece tão simples. 

pixlr-360px.jpg
Pixlr: interface simples, mas muita flexibilidade

Phoenix

O Phoenix, da Aviary, não é muito diferente do Pixlr Editor: também é um programa de edição de imagens incrivelmente avançado que roda dentro do navegador. Embora ele não ofereça recursos como simulação de HD ou montagem de panoramas, é difícil pensar em qualquer outro recurso de um editor tradicional que não esteja disponível no Phoenix.

A interface baseada em Flash é elegante, embora talvez um pouco lenta (é notavelmente mais lento fazer o upload de uma imagem do PC do que no Pixlr, por exemplo). Adoro os painéis que surgem quando você clica em uma ferramenta, já que são fáceis de usar e colocam “à mão” todas as opções relevantes em um só lugar. A Aviary inclui um conjunto de 77 tutoriais organizados por nível de dificuldade que o ajudam a dominar o programa. 

phoenix-360px.jpg
Phoenix: Tão poderoso quanto um editor tradicional

Ainda assim, se você é um usuário do Internet Explorer eu recomendo o Pixlr, já que o Phoenix costuma gerar algumas mensagens do erro neste navegador. No Firefox não encontramos nenhum problema.

Photoshop Express Editor

Não se empolgue com o nome: o Photoshop Express Editor não é nem de longe tão poderoso quanto o Photoshop “de verdade”, mas é grátis e bom o suficiente para a maioria das tarefas de edição. As ferramentas são agrupadas em categorias em uma barra na lateral da janela: Básico (recortes, correção de olhos vermelhos, retoques), Ajustes (nitidez, foco, equilíbrio de branco) e Efeitos (como efeitos de cor ou distorções). Também há uma variedade de opções de decoração, como balões, acessórios (laços, óculos) e texto.

É interessante a forma como os ajustes são aplicados: na hora de alterar a saturação de cor na imagem, por exemplo, não é preciso pensar em “quero mais 10%” ou ficar mexendo num controle deslizante. O programa mostra sete miniaturas de sua foto, cada uma com o efeito em uma intensidade diferente, e você simplesmente escolhe a que achar melhor. Simples e intuitivo.

photoshop_express-360px.jpg
Photoshop Express: aplicação de efeitos de forma simples e intuitiva

Quando você termina de editar uma imagem pode salvá-la em seu computador, em seu álbum no Photoshop.com (uma conta gratuita dá direito a 2GB de espaço para suas fotos) ou compartilhá-la em serviços como o Facebook, Picasa, Flickr ou PhotoBucket.

O Photoshop Express tem uma limitação: só trabalha com imagens no formato JPEG (extensão .JPG, .JPE). Mas como este é o formato usado pela vasta maioria das câmeras digitais no mercado, não é um problema tão grande assim.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail