Home > Dicas

Três formas de turbinar sua produtividade no navegador

Mande páginas web do PC para o smartphone, ative recursos extras no GMail e descubra a origem de uma imagem com estas dicas simples.

Patrick Miller, PCWorld EUA

05/06/2012 às 17h49

Foto:

Esteja você em casa, no trabalho ou na escola, são boas as chances de que você passe boa parte do seu tempo em frente ao PC olhando para um navegador. Que tal, então, alguns truquezinhos para ser mais produtivo neste tempo?. Estes nossos segredinhos e extensões irão ajudá-lo a ser mais eficiente do que nunca.

A não ser quando indicado, nossas dicas funcionam em todos os quatro principais navegadores do mercado: Chrome, Firefox, Internet Explorer e Safari.

Leia também>
» Sete ajustes essenciais em seu navegador 
» Três dicas para proteger seu navegador
» Mantenha-se no controle das redes sociais
» Aprenda a diagnosticar e resolver problemas no navegador

1) Comece a ler no PC, termine no smartphone: quer uma forma fácil de começar a ler um texto no PC e terminar no smartphone? Dependendo de seu navegador favorito, seu sistema operacional e os serviços que você usa, há várias maneiras de conseguir esse resultado.

O Pocket (antigo Read it Later) é um bom serviço que funciona em qualquer navegador e permite que você adicione conteúdo da web (sejam fotos, imagens ou vídeos) a uma lista de coisas a ler depois. Com apps para Android e iOS, você pode encontrar e marcar um artigo no PC e mais tarde acessar a lista e lê-lo no smartphone. E ele tem recursos interessantes, como a capacidade de baixar o texto dos artigos para a memória do aparelho, para que você possa ler mesmo offline.

pocket_360px.jpg
Pocket: marque artigos para ler depois, no PC, tablet ou smartphone

Se você usa o Google Chrome e o navegador padrão do Android, pode gostar da Chrome to Phone, uma extensão para o Chrome que permite qu você mande mapas, páginas web, números de telefone e até trechos de texto do PC para os aplicativos correspondentes em seu smartphone. Fãs do Evernote podem gostar do Evernote Web Clipper, uma extensão para o Chrome, Internet Explorer e Firefox que salva uma página web em seu bloco de notas do Evernote para referência futura.

2) Leve o GMail ao próximo nível: muita gente ainda evita a interface web do GMail. Mas se você aproveitar alguns dos recursos oferecidos pelo GMail Labs, poderá encontrar o incentivo que precisava para adotá-la. Para acessar o GMail Labs abra o GMail em seu navegador, clique no ícone da engrenagem no canto superior direito da página, em Configurações e selecione o link Labs no topo da página.

Meus favoritos são o Várias Caixas de Entrada, que permite que você veja pastas como Rascunhos, Caixa de Entrada, Com estrela e outras na página principal do GMail, o Cancelar Envio, que permite que você cancele o envio de uma mensagem até alguns segundos após enviá-la e o Painel de Visualização, que adiciona um painel ao estilo Outlook mostrando o conteúdo de uma mensagem, para que você não tenha que clicar para abrí-la.

Você também pode ativar os atalhos de teclado no GMail clicando no ícone da engrenagem, em Configurações e marcando a opção Atalhos do teclado ativados na aba Geral. Memorize a lista de atalhos, e rapidinho você estará usando o GMail sem tocar no mouse, e mais rápido do que nunca!

3) Use o TinEye para encontrar a origem de uma imagem: não importa quão boas sejam suas habilidades no Google, muitas vezes é difícil descobrir de onde uma imagem originalmente veio, e mais ainda atribuir o crédito correto. Mas jogue a imagem no TinEye.com e o site irá dizer de onde ela veio, se foi “photoshopada” e onde versões em maior resolução podem ser encontradas. As primeiras 50 buscas por dia são gratuitas, e há extensões para os principais navegadores se desejar.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail