Home > Dicas

Três formas simples de passar suas fotos do iPhone para o computador

Lista de maneiras alternativas ao bom e velho e-mail inclui aplicativos Bump, Dropbox e CameraSync.

Macworld / EUA

04/09/2012 às 19h16

Foto:

Costumam dizer que a melhor câmera é aquela que está com você. Pensando assim, os smartphones são os melhores nesse quesito. Como já foi noticiado antes, os iPhones são as câmeras mais usadas para subir imagens no Flickr.

Desde o iPhone 4, a câmera do aparelho está cada vez melhor, o que é ótimo, mas a parte chata é sempre passar as fotos do seu smartphone para o computador. Em vez de enviar os arquivos para o seu e-mail, tente um dos três modos bacanas que separamos abaixo.

Transfira pelo toque

Existem dois tipos de fotógrafos de smartphone: as pessoas que consideram descartáveis as fotos de smartphone, e mantém a maioria delas apenas no iPhone, e aquelas que querem todas as suas imagens copiadas para a posteridade no computador.

Se você faz parte da primeira categoria (quer colocar determinadas fotos ocasionalmente no seu computador) então solução é para você. Imagine que quer copiar uma foto do seu iPhone para o computador. Em vez de enviar por e-mail, ou alguma outra solução complicada, você pode apenas encostar seu iPhone no teclado, e a foto será imediatamente enviada para o destino. Para fazer isso, você precisa ter um aplicativo gratuito chamado Bump.

O Bump foi originalmente criado para te permitir compartilhar informações com outros donos de iPhone ao encostar um smartphone no outro. O aplicativo usa o acelerômetro e dados de localização para trocar as informações com o telefone próximo. Mas em um recente update o app ganhou a habilidade de copiar fotos para o seu computador. Para isso, é preciso tocar na barra de espaço de teclado com o seu iPhone enquanto seu navegador está aberto no site do Bump (vale para os browsers Chrome, Firefox, ou Safari).

bumpmac01.jpeg

Use Dropbox

O Bump é ótimo, mas como já apontamos, ele é eficiente apenas se for usado de forma ocasional. Se você quer todas as suas fotos no computador, existem opções melhores.

Uma delas é o famoso serviço de armazenamento na nuvem Dropbox. Quase todo mundo conhece o Dropbox, o site que te dá 2GB de armanzemanento gratuito. Ele também oferece várias oportunidades para conseguir gygabytes extras sem te fazer gastar muito. Um aplicativo cliente do software facilita o gerenciamento de arquivos no Mac e computadores com Windows.

O que muitas pessoas não sabem é que uma atualização recente ao aplicativo iOS do Dropbox permite o upload automático de todas as suas fotos e vídeos para o serviço. Tudo que você precisa fazer é abrir o aplicativo Dropbox no iPhone ou iPad e qualquer foto ou vídeo novos serão transferidos automaticamente para o serviço (e assim para os computadores sincronizados). Esse é um recurso realmente incrível. Pela primeira vez, agora posso colocar todas as fotos do meu smartphones de onde estiver no computador. E o aplicativo do Dropbox é gratuito.

CameraSync é totalmente automático

Mas por melhor que o Dropbox seja, você ainda precisa abrir o aplicativo para poder iniciar a sincronização. Quem tem tempo para isso? É aí que entra o CameraSync (US$3).

Esse aplicativo iOS pega a ideia básica por trás do Dropbox (sincronizar automaticamente suas fotos com a nuvem) e vai um pouco além. O app pega todos as suas fotos e vídeos mais recentes e copia-os para o serviço de sua escolha (incluindo Dropbox, SkyDrive, Box, e Flickr) sempre que você chegar a um local específico. O CameraSync se baseia nos serviços de localização do seu smartphone para começar a rodar. Assim, posso especificar casa e trabalho, por exemplo (dois lugares com redes Wi-Fi) e o programa colocará meus arquivos mais novos no Dropbox.

Para poder usar o recurso baseado em localização do CameraSync, você precisa de um iPhone 4 ou modelo mais recente, ou de um iPad 2 ou superior.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail