Home > Dicas

Três Linux para netbooks

Confira 3 opções de sistemas Linux para netbooks.

Da Redação

11/11/2009 às 1h58

Foto: Divulgação

Ubuntu Netbook Remix (UNR)
O nome Ubuntu Netbook Remix não é toa. Essa versão foi desenvolvida pensando em máquinas menores. Funciona com menos memória e com processadores mais modestos, o que é bem diferente da versão para Desktop. Prós: navegação intuitiva, com aplicações distribuídas na coluna esquerda e documentos e drives na coluna direita. Carrega rapidamente os aplicativos. Contras: rede Wi-Fi não foi reconhecida no netbook de teste. Depois de pesquisas na web, os drivers foram instalados.

Moblin 2.0
O Moblin foi desenvolvido diretamente para rodar em netbooks e outros gadgets que acessam internet. Em outubro último foi lançada a versão 2.0. Prós: O reconhecimento do hardware pelo Moblin 2.0 foi feito sem problemas. Acesso a internet por meio do Wi-Fi foi imediata. Contras: falta organização na interface. O navegador Geeko, que teve como base de desenvolvimento o Firefox, encontrou problemas ao carregar algumas páginas com Java. Uma delas foi o Facebook. Ao escrever algo, o navegador demorava para exibir os caracteres.

Jolicloud
O Jolicloud teve como base de desenvolvimento o Ubuntu Netbook Remix (UNR). Prós: ao contrário do UNR, o Jolicloud reconheceu todo o hardware na instalação. Além de ser rápido para carregar aplicações, possui site de repositório de arquivos que estão customizados para o sistema. Ao fazer o download do arquivo, ele executa, instala e posiciona o ícone na badeja relacionada ao tipo de aplicação. Contras: fazer o download do Jolicloud requer registro do e-mail na página do desenvolvedor e esperar o convite para baixar o software. A resposta demora dois dias, no mínimo.

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail