Home > Dicas

Três maneiras fáceis de criar GIFs animados no seu iPhone

Expresse-se com animações silenciosas, em loop e com pouca cor

Jason Cross, da Macworld (EUA)

11/05/2019 às 16h35

Foto: Jason Cross/IDG

O GIF não vai desaparecer tão cedo. Com o nascimento das mídias sociais e dos memes, o formato de três décadas de duração para animação leve, em loop e sem som encontrou uma nova forma de vida. Existem melhores formatos para capturar animação, mas nenhum tão amplamente suportado.

Você não necessita de softwares de edição sofisticados no seu PC ou Mac para criar um GIF. Tudo que você precisa é do seu iPhone. Embora existam muitas maneiras de fazer um GIF com o seu iPhone, as três dicas a seguir devem abranger a maior parte de suas demandas.

Salve as Live Photos como GIFs

As Live Photos capturam alguns segundos de animação nos dois lados da foto tirada. Segure-os e você poderá vê-la animada. Para capturar uma Live Photo, pressione o ícone com círculos concêntricos na parte superior do aplicativo da câmera.

Você pode transformá-los em GIFs usando o aplicativo Fotos que veio pré-instalado no seu iPhone

1. Abra o aplicativo Fotos e encontre a Live Photo que você deseja transformar em um GIF. Você pode encontrá-los facilmente escolhendo Álbuns na parte inferior do aplicativo, rolando até a lista de Tipos de Mídia. Live Photos será uma das seleções.

2. Uma vez que sua Live Photo estiver selecionada, arraste-a para cima. Você verá uma lista de Efeitos, um mapa mostrando onde a foto foi tirada e categorias de imagens relacionadas.

3. Selecione a animação Loop ou Bounce.

Isso é tudo que você precisa fazer! Se você abrir o menu Compartilhar para enviar o GIF em um e-mail ou usar um Tweet, ele será enviado como um GIF. De volta à tela Álbuns, no cabeçalho Tipos de Mídia, você verá Animado como uma das opções. Lá, você pode encontrar todas as Live Photos que você transformou em GIFs.

Use um atalho para criar GIFs de vídeos ou fotos em sequência

Se você segurar o botão do obturador no aplicativo de câmera do seu iPhone, você terá uma sucessão rápida de imagens estáticas em resolução máxima. Não é bem suave como uma Live Photo, mas as imagens têm uma qualidade muito maior e você pode continuar fotografando por vários segundos.

Não há uma maneira integrada de transformar um disparo em sequência em um GIF, mas você pode fazer isso facilmente com o aplicativo Shortcuts.

  1. Verifique se você tem o aplicativo Shortcuts.
  2. Faça o download deste atalho Converter Burst para GIF.
  3. Execute o atalho. Ele mostrará uma lista de todas as suas fotos em sequência. Selecione uma e aguarde alguns segundos enquanto ele é transformado em um GIF.
  4. Selecione Concluído e você será solicitado a compartilhar o GIF ou Salvar em Fotos.

Quer fazer a mesma coisa com um vídeo em vez de uma foto em sequência? Tente isso.

  1. Pegue este atalho Vídeo para GIF.
  2. Execute-o. Você verá uma lista de vídeos qualificados (com mais de um segundo de duração e não uma Live Photo).
  3. Vídeo muito longo? Não há problema – uma janela de edição será exibida para permitir que você reduza apenas a parte da qual deseja criar um GIF.
  4. Pressione Salvar. Em seguida, pressione o botão de compartilhamento na parte superior da tela para salvar a imagem ou enviá-la para um aplicativo de mídia social, e-mail, mensagem ou outro serviço.

Use um aplicativo como o Giphy

Claro, existem outras maneiras de fazer GIFs. Os aplicativos dedicados para criação de GIFs permitem que você grave novos vídeos, adicione adesivos, texto e efeitos de realidade virtual e muito mais.

Um dos nossos favoritos é o Giphy. Ele permite que você navegue e compartilhe a partir da enorme biblioteca de GIFs do site, capte imagens ou vídeos da biblioteca de fotos do seu telefone ou grave e edite novos vídeos. A Giphy costumava ter um aplicativo separado para todo o material que faz GIF (Giphy Cam), mas não é atualizado desde 2017. Desde então, todos os recursos foram adicionados ao aplicativo Giphy principal.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail