Home > Notícias

Triplica o número de colaboradores individuais para o kernel do Linux

Mais de 3.700 desenvolvedores contribuíram com mudanças. Linus Torvalds promoveu 495 alterações, contra as 1.571 de Al Viro.

Por IDG News Service/EUA

01/04/2008 às 11h13

Foto:

Nos últimos três anos, o número de desenvolvedores individuais que contribuem com mudanças do kernel do Linux triplicou. Um total de 3.700 desenvolvedores de mais de 200 empresas contribuíram com o kernel desde 2005, afirmou relatório da Linux Foundation nesta terça-feira (01/04).

O desenvolvedor particular que mais contribuiu com o kernel foi Al Viro, que já promoveu 1.571 mudanças. Já Linus Torvalds, hoje visto como sinônimo do Linux, contribuiu com 495 mudanças.

Leia também:

> Linux Foundation trabalharia com Microsoft

Os 10 principais desenvolvedores individuais do ranking contribuíram com aproximadamente 15% das mudanças no kernel, enquanto se somadas as contribuições dos 30 principais desenvolvedores - incluindo todas as categorias da pesquisa -, o total é de 30% de mudanças promovidas.

A categoria que foi mais responsável pelas alterações no kernel foi a de profissionais que trabalham sem contribuição financeira de empresas, com 13,9% das mudanças.

Em segundo lugar, com 12,9%, ficou a categoria “desconhecidos”, que agrega desenvolvedores de empresas, que não puderam ser encontrados. “Com poucas exceções, todos nesta categoria contribuíram com 10 ou menos mudanças ao kernel nos últimos três anos, embora o grande número de pessoas na categoria aumente sua contribuição total”, afirma a pesquisa.

O próximo lugar da lista foi ocupado pelos desenvolvedores filiados a empresas e fundações, com Red Hat na liderança (11,2%), seguida pela Novell (8,9%), IBM (8,3%), Intel (4,1%) e Linux Foundation (3,5%).

Mesmo com grande movimento, o projeto kernel do Linux não corre risco de ser “sequestrado” por interesses corporativos. “As empresas entendem os princípios e regras do processo de desenvolvimento”, afirma um dos autores do levantamento e também desenvolvedor para o kernel, Kroah-Hartman.

“A criação ocorre com relações de confiança, tanto na perspectiva individual quanto corporativa”, diz o desenvolvedor.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail