Home > Notícias

Tris, clone do Tetris, foi retirado da App Store

Desenvolvedor do Tris foi obrigado a tirar aplicativo da App Store por ter sido ameaçado legalmente pela marca Tetris.

Macworld/EUA

26/08/2008 às 12h59

Foto:

Noah Witherspoon, desenvolvedor do Tris, clone do Tetris, anunciou na segunda-feira (25/08), que seu jogo foi retirado da App Store, devido às ameaças legais da The Tetris Company, proprietária da marca Tetris.

Para evitar problemas jurídicos, Witherspoon, que ainda é um estudante, pode ter que mudar o nome do seu jogo. Certamente o jogo Quinn, do desenvolvedor Simon Haertel, outro clone de Tetris, sobreviveu - negando claramente que o produto não “se afiliou ou foi patrocinado pela The Tetris Company ou parte da sua linha de produtos do Tetris”.

>>>Leia também:
Conheça três aplicativos do Twitter para iPhone
Myst chega para iPhone
App Store já tem mais de 2.500 programas

Apesar das similaridades básicas entre o Tris e o jogo oficial do Tetris para iPhone, eles têm várias atrações diferentes que ressaltam as decisões que desenvolvedores de software do iPhone fazem quando criam seus aplicativos.

O jogo oficial do Tetris tem bons efeitos sonoros, a tradicional música de pontos do iPhone (que você pode desativar) e uma atraente coleção de  bônus, incluindo espaço para troca de peças e modo de desafio “Magic Tetris”.

Em contraste, a versão Tris somente roda peças em uma direção e não proporciona animação quando o usuário “limpa a linha”, além de não ter nenhum efeito sonoro e não oferecer “ghosting” (que permite ao usuário visualizar onde a peça irá cair, útil para orientação). Os controles touch também são desativados, facilitando a queda da peça em um local errado, arruinando os planos de Tetris em todos os lugares. E ainda, enquanto o Tris é gratuito, a versão oficial do Tetris custa 10 dólares.

O Tetris demanda aproximadamente 30 segundos para carregar - isso inclui a tela inicial, tela de copyright, filme de animação e uma prolongada barra de progresso representada pelo “Loading”. Então há uma animação que finalmente leva o usuário ao menu principal, onde o jogador deve selecionar um tipo de jogo ou optar por continuar um jogo anterior, se tiver um em progresso. Mais uma animação e o usuário pode jogar.

Já o Tris leva o usuário diretamente à tela de menu e imediatamente oferece a opção “Resume” que inicia o jogo em menos de cinco segundos.

Uma desvantagem do Tetris é que o usuário é obrigado a ouvir as músicas próprias do jogo, enquanto o Tris mantém as músicas do próprio usuário enquanto é executado.

Outra diferença entre os dois jogos é que o Tetris oferece uma opção de “Estatísticas” que permite o usuário ver as pontuações gerais. O Tris fornece uma lista local de todos os usuários do jogo pelo mundo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail