Home > Notícias

Trojan infecta máquina de usuários com mensagem sobre Windows 7

Scammers contaminam computadores com um suposto programa que verificaria se PC é compatível com o novo sistema.

PC World/EUA

10/05/2010 às 21h38

Foto:

No domingo (8/5),  o BitDefender identificou que alguns clientes estão sendo vítimas de um  golpe envolvendo o Windows 7.  O ataque funciona da seguinte maneira: scammers infectam as máquinas por meio de um suposto software que teria a função de verificar se o PC é compatível ou não com o Windows 7. Em vez de se tratar de uma ferramenta para de fato realizar essa análise, o programa é na verdade um cavalo de tróia. 
O golpe ainda não está generalizado, mas o fornecedor de antivírus recebe relatos de cerca de três instalações por hora de seus clientes nos EUA. E, justamente por ser novo, ele pode infectar um número elevado de usuários, afirma Catalin Cosoi, chefe de ameaças online do BitDefender Lab. "Isso realmente funciona por causa do interesse no Windows 7", disse ele.

A isca para fisgar os usuários do produto da Microsoft é um texto publicitário roubado diretamente da Microsoft que oferece o recurso de atualização para o Windows 7.

"Descubra se o seu PC pode rodar o Windows 7”, diz o e-mail que é enviado aos usuários.  "Esse software varre seu PC para identificar possíveis problemas com seu hardware, dispositivos e programas instalados e recomenda o que fazer antes de fazer a  atualização."

Usuários que tentam se instalar o arquivo zipado acabam por abrir as portas de seu PC  para um cavalo de tróia. O BitDefender identifica o programa malicioso como Trojan.Generic.3783603, o mesmo que é usado em uma falsa campanha de redefinição de senha Facebook.

Uma vez que a vítima tenha instalado o software, os criminosos podem muito bem fazer o que quiserem no PC, diz Cosoi. Isso poderia significar a instalação de um keylogger para furtar dados bancários ou ter acesso total ao sistema invadido.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail