Home > Notícias

Trojan mira usuários de Mac OS X para cometer fraudes financeiras

Malware envia mensagem a usuários de Macs afirmando que sistema têm problemas de privacidade para tentar se instalar na máquina.

Por Macworld/Reino Unido

31/03/2008 às 12h14

Foto:

Um novo cavalo-de-tróia que comete fraudes financeiras tem o Mac OS X como alvo, revelou a Sophos nesta segunda-feira (31/03).

O Imunizator Trojan, também conhecido como Troj/MacSwp-B, afirma que os Macs têm problemas de privacidade para tentar se instalar na máquina dos usuários.

Série Segurança Digital:
> Feche a guarda aos cavalos-de-tróia
> Aprenda a identificar um phishing
> Saiba como desmascarar os rootkits
> Proteja-se dos softwares espiões

“Os usuários de Windows não estranham situações como esta, mas no caso de Macs, é mais raro. A descoberta do cavalo-de-tróia, contudo, segue outros malwares que têm sido identificados no Mac OS X nos últimos meses”, afirma o consultor sênior de tecnologia da Sophos, Graham Cluley.

Apesar de cibercrimes contra usuários de Mac serem menores em comparação com ataques ao Windows, os casos “estão crescendo”, segundo Cluley.

Os especialistas da Sophos notam que o novo cavalo-de-tróia se parece com outro malware para o Mac, o MacSweeper, que se espalhava via um ataque online com anúncios no ITV.com e no site da Radio Times, em fevereiro.

“Não é comum ver os crackers reempacotando seus malwares em disfarces para tentar fazê-los passar por antivírus”, explica Cluley.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail