Home > Dicas

Truques para conseguir instalar o Windows Vista SP2 Beta no PC

A versão beta do Windows Vista SP2 já está disponível. O que você deve saber para não se surpreender durante a instalação

Nick Mediati, da PC WORLD / EUA

08/12/2008 às 12h48

globo_vista_150.jpg
Foto:

globo_vista_150.jpgA Microsoft anunciou na semana passada a disponibilidade do Windows Vista SP2 Beta, a segunda grande atualização do sistema operacional que completa dois anos de vida.

A avaliação detalhada desse Service Pack está sendo preparada, mas algumas ponderações sobre a instalação do pacote de atualizações merecem ser feitas.

> Faça o download do Windows Vista SP2 Beta  

Antes de instalar
Lembre-se que está ainda é uma versão de avaliação, sujeita a falhas e sem suporte da Microsoft. Caso não tenha certeza de poder lidar com eventuais bugs, nossa recomendação é que não instale o patch.

Se decidir ir adiante e caso sua máquina ainda não esteja rodando o Windows Vista SP1, que já foi objeto de análise, saiba que não poderá instalar o beta desta segunda atualização.

Seria preferível que a Microsoft entregasse – pelo menos na versão final – um combo que trouxesse as duas atualizações integradas (SP1 e SP2), mas é provável que isso não ocorra em função do tamanho do arquivo de download que tal combinação deverá resultar.

Opções de instalação
O Vista SP2 Beta pode ser obtido de três formas diferentes. A Microsoft permite que ele seja instalado a partir de um instalador independente, de um disco com imagem ISO e por meio do Windows Update.

Quem optar por esta última forma deve primeiro fazer o download e instalar um script para instalação do Windows Vista SP2 Beta que irá permitir ao Windows Update possa enxergar o beta. Nossa opção, contudo, recaiu na versão independente do Windows Vista SP2 Beta, um download de 388 MB.

Instalação, de fato
Instalar o Service Pack 2 Beta do Vista é relativamente fácil. O instalador avisa que o processo pode consumir mais de uma hora de trabalho e exigir múltiplos restarts do sistema. Contudo, em nosso sistema, isso levou apenas 30 minutos e apenas um reboot.

Em compensação, tivemos de realizar duas tentativas para conseguir instalar o SP2 Beta. Na primeira vez, um erro surgiu dois minutos depois de iniciado o processo para a criação de um ponto de restauração, com a seguinte mensagem: "a system reboot is required is required to roll back changed made.".

vista_sp2_tela_erro.jpg

Instalação do Vista SP2 Beta: exigiu dois restarts

Não ficou claro que tipo de alteração foi feita para exigir que voltássemos atrás. Entretanto, reiniciamos o sistema e o processo pode ser completado. Por conta disso, tecnicamente somos obrigados a concluir que foram necessários dois restarts para que o Service Pack fosse instalado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail