Home > Dicas

Truques que melhoram a utilização do YouTube

Algumas maneiras de melhorar a reprodução, o compartilhamento e o download dos vídeos disponíveis no site.

IDG News Service

29/06/2010 às 12h30

Foto:

O YouTube é um dos sites mais acessados na web e parte do cotidiano de milhões de pessoas. Abaixo selecionamos quatro maneiras de otimizar o compartilhamento, reprodução e download dos vídeos disponíveis no site.

Programe o início de vídeo no YouTube

Ao compartilhar um link do YouTube, às vezes, é interessante destacar apenas um trecho do vídeo selecionado. Claro, seria possível dizer aos destinatários para "pular" ou “procurar” o determinado período de tempo, mas isso só dificultaria o trabalho. 

Um opção realmente fácil é modificar o horário de início de um link. Para isso, tudo que você precisa é adicionar o código: #t= XXmYYs, ao final do link, onde XX é o número de minutos e YY é o número de segundos.

Suponhamos, então, que o trecho selecionado do vídeo inicie às 5:45. Assim, basta copiar e adicionar #t= 05m45s no fim do link (certificando-se de que não existe espaços entre o link e o código extra).

Com o link alterado, é possível começar o vídeo exatamente do momento programado. Agora, quando alguém clicar nesse link, o vídeo iniciará, neste caso, a partir dos 5 minutos e 45 segundos.

Como reproduzir automaticamente em HD com a opção Full Screen

O Youtube permite que o usuário assista, automaticamente, os vídeos em alta qualidade, em Full Screen.  A opção precisa ser habilitada, caso contrário, os vídeos aparecerão com baixo nível de imagem.

Primeiro acesse o YouTube, entre na sua conta (se você não estiver logado), digitando o usuário e senha no canto superior direito, e clique em “Contas” e “Reprodução de Instalação”. Selecione a opção "Sempre reproduzir em alta definição quando alternar para a tela inteira (quando disponível)” e salve.

Lembre-se, essa função funciona apenas para os vídeos que oferecem uma opção em HD. Às vezes, o recurso pode não ser usado, caso a conexão esteja muito lenta. 

Desabilitar vídeos relacionados

Existe uma maneira de desabilitar a função de vídeos relacionados, caso o usuário queria compartilhar um vídeo ou incorporá-lo em um site, blog, e assim por diante.

O primeiro passo é ir à página do YouTube onde está o vídeo, clique no botão “Incorporar” , abaixo do player, e desmarque a marca a opção “Incuir vídeo relacionados”. Copie o código do campo e, em seguida, será possível colá-lo em qualquer lugar.

Download de vídeos do YouTube para visualização offline

O YouTube requer uma conexão com a internet, o que nem sempre é fácil encontrar. Felizmente, você pode baixar vídeos do YouTube para seu PC para visualizá-los, em qualquer hora e lugar.

Há inúmeras maneiras de "baixar” os vídeos do YouTube, uma das opções é o Keep Tune. Ele está disponível  como uma extensão do Firefox e também como um bookmarklet para um navegador compatível, com Chrome, Internet Explorer, e assim por diante. 

O Keep Tube trabalha não só com o YouTube, mas também como outros sites como CollegeHumor, Facebook, Google Video, Metacafe, entre outros.

Ao assistir um vídeo, basta clicar no ícone Keep Tube (no Firefox) ou no bookmarklet. De lá, o usuário é redirecionado a uma página do Keep Tube, onde é possível baixar o vídeo em um ou mais formatos e tamanhos.

O melhor formato é o MP4 e sempre com a maior resolução disponível. O formato FLV, original do YouTube, requer um leitor especial, enquanto o MP4 pode ser rodado em diversos players. Além de, normalmente, rodar muito bem em smartphones.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail