Home > Notícias

TSMC pode iniciar produção de chip “A8” para novos iPhones em julho

Apple e fabricante taiwanesa teriam firmado um acordo de três anos para a produção de chips para novas gerações do iPhone e iPad.

Ashley Allsopp, MacWorld U.K.*

25/06/2013 às 15h36

Foto:

Segundo relato do Digitimes a Apple fechou um acordo de três anos com a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) e seu parceiro em serviços de design de circuitos, a Global Unichip, para a produção de futuras gerações dos processadores da família “A” usados em iPhones e iPads. A produção de um lote de testes de um processador chamado “A8”, produzido em um processo de 20 nanômetros e projetado para uso em uma futura versão do iPhone, poderá ser iniciada já em julho.

O jornal cita fontes anônimas, segundo as quais a TSMC e a Global UniChip irão fornecer à Apple processadores da família A produzidos em processos de 20, 16 e 10 nanômetros ao longo dos próximos três anos, iniciando com um processador A8 de 20 nanômetros neste ano. Espera-se que a produção seja acelerada em Dezembro, com um novo iPhone equipado com este chip chegando ao mercado no início de 2014.

A data é estranha, considerando que a Apple costuma lançar novas versões do iPhone entre setembro e outubro, aproveitando assim a lucrativa temporada de compras de final de ano nos EUA. Uma possibilidade é que neste ano tenhamos um “iPhone 5S” em setembro/outubro, ainda com um processador produzido pela Samsung (A7?) e os novos processadores só sejam usados nos modelos do final do ano que vem.

apple_a6-360px.jpg
Apple A6, o processador do iPhone 5

Ainda segundo o Digitimes, no final do terceiro trimestre de 2014 a TSMC irá começar a produção em massa de processadores A9 e A9X, que serão usados em novos modelos do iPhone e iPad, respectivamente.

Pelos termos do acordo entre a Apple e a TSMC, três instalações dentro da fábrica da TSMC conhecida como “Fab 14” em Taiwan serão dedicadas apenas à produção de chips para a Apple.

Esta não é a primeira vez em que ouvimos falar de um possível acordo entre a Apple e a TSMC. A união é alvo de especulações há algum tempo, ainda mais considerando que a Samsung, principal rival da Apple, é a única fornecedora dos processadores A5, A6 e A6X usados em iPhones, iPods e iPads.

O primeiro processador da “série A” foi o A4, usado pela primeira vez no iPad original em 2010. O iPhone 5 usa o processador A6, e o iPad de quarta-geração usa o A6X. O A5 ainda é usado no iPhone 4S e no iPad Mini.

* Com informações adicionais de Rafael Rigues

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail