Home > Dicas

Tudo o que você precisa saber para comprar um iPod

Nano, touch, shuffle, classic, iPhone... Entre tantos modelos, qual melhor se adapta às suas necessidades? Macworld mostra os recursos de cada um e diz para qual tipo de usuário eles são mais adequados

Macworld/EUA

19/11/2009 às 14h56

Foto:

Em setembro, a Apple realizou seu tradicional ritual de atualização da linha de iPods. O motivo? A Apple vendeu 22,7 milhões de unidades no último trimestre do ano passado, contra 21,2 milhões nos trimestres seguintes (somados). Em outras palavras, esta costuma ser a hora que as pessoas mais procuram pelos tocadores digitais da Apple.

Não importa se você vai presentear alguém com um iPod novo ou se está pensando em trocar aquele modelo antigo por um recém-lançado (seja no Brasil ou em uma viagem ao exterior). Se está pensando em comprar um tocador da Apple, vale conferir nosso especial, com dicas para ajudá-lo na escolha do iPod ideal para cada tipo de consumidor.

Shuffle

O shuffle é o menor e mais portátil tocador da linha de iPods já lançado pela empresa. Disponível nas versões de 2GB e 4GB, a terceira geração do shuffle custa 259 e 329 reais, respectivamente. Um pouco mais largo que um chiclete, o modelo de 4GB é capaz de armazenar até 1.000 músicas com cada uma tendo quatro minutos, na qualidade 128kbps AAC. Disponível nas cores prata, preto, azul, verde e rosa.

shufflenovo1

iPod shuffle é ideal para quem procura mobilidade e um reprodutor de músicas sem recursos avançados

Como ele é um produto extremamente leve e pequeno (10,7 gramas), é ideal para quem precisa de mobilidade. Basta prendê-lo na roupa com o clip e curtir a música. Mas, cuidado. Sendo pequeno, fica fácil perdê-lo ou esquecê-lo no bolso da jaqueta e mandá-lo para a máquina de lavar.

Outra desvantagem do shuffle é a falta de controles mais abrangentes e de um visor LCD, para mostrar as músicas armazenadas. O volume só pode ser alterado no fone de ouvido com controles. Já para quem gosta de apenas apertar Play e esquecer do aparelho, vai se dar bem com o shuffle.

Se o usuário danificar ou perder o fone de ouvido, terá de investir 45 reais por um novo vendido na Apple Store.  Felizmente o shuffle suporta adaptadores para outros fones, porém, os controle de volume podem não funcionar perfeitamente.

Melhor para: atletas; crianças; quem gosta de apertar um único botão para ouvir músicas aleatórias e quer algo leve e portátil.

Não é adequado para: pessoas que procuram fácil navegação na biblioteca de músicas; quem gosta de andar com muita música ou quem quer assistir vídeos.

iPod nano
Na linha dos iPods tradicionais, o iPod nano 5G é o que ganhou mais recursos. Disponível em nove cores diferentes (prata, preto, roxo, azul, verde, amarelo, laranja, vermelho e rosa) e com capacidades de 8GB e 16GB, o nano custa 579 e 679 reais, respectivamente.

142707-ipodnano386_original.jpg

iPod nano tem câmera para gravação de vídeos em diversos lugares e apresentação de slides

O modelo suporta todos os tipos de áudio usados no iTunes (AAC, MP3, AIFF, WAV, Apple Lossless e Audible) e ainda faz gravações com por meio de um microfone embutido. A quinta geração do nano também incluiu uma câmera de vídeo que grava na qualidade H.264 MPEG-4.

Há jogos, acelerômetro, rádio FM, pedômetro (para contar os passos)., cronômetro e alarme. É possível armazenar informações de contatos, calendários e notas na memória do aparelho para serem sincronizadas via iTunes. No quesito de acessibilidade, a Apple incluiu a função Voice Over, que pronuncia menus selecionados, bem como o nome do artista e das listas musicais. Outro recurso incluso é o Shake-to-Shuffle, que permite ao usuário sacudir o iPod para embaralhar a lista de reprodução.

Os álbuns são exibidos no modo Cover Flow (exibe as capas) quando o iPod estiver na posição horizontal. Para quem quer compartilhar as fotos armazenadas, pode usar o recurso de apresentação de slides. Há uma saída para assisti-las na televisão por meio de um cabo AV Componente, vendido separadamente na Apple Store por 149 reais.

Nos padrões de hoje, o modelo é limitado, se levarmos em consideração a sincronização de filmes ou programas de TV com o iTunes. O nano de 8GB armazena 2.000 músicas de quatro minutos na qualidade 128kbps AAC, enquanto o modelo de 16GB dobra a capacidade. O primeiro pode armazenar até oito horas de vídeo, e o segundo 16 horas. Nada mal, mas se você tem uma grande coleção de vídeos, dificilmente poderá carregá-los juntos.

A tela é de 2,2 polegadas – 0,2 polegada maior que a do nano anterior. Mesmo assim, pode não ser suficiente para quem gosta de assistir horas de filmes (principalmente se forem legendados).

Melhor para: quem procura um iPod mais barato com funções completas e deficientes visuais (pelo recurso Voice Over).

Não é adequado para: quem quer levar consigo uma grande biblioteca de músicas e vídeos ou precisaria de uma tela maior para assistir filmes.

iPod classic
O iPod classic é o único da categoria que, ao invés de armazenar seu conteúdo em uma memória flash, usa um disco rígido de 160 GB. Disponível nas cores preto e prata, o iPod classic custa 899 reais e armazena até 40.000 músicas de quatro minutos, com qualidade de 128kbps AAC-  ou 200 horas de vídeo. Com tela de 2,5 polegadas, fica mais agradável assistir aos vídeos, em comparação com a tela de 2,2'' do iPod nano. Mas a Apple fez pouco esforço na atualização desse modelo, já que podemos ter 128 GB de memória flash. O disco rígido está com os dias contados.

143755-ipod-classic-386_188.jpg

Precisa de armazenamento? iPod classic é um boa opção

O classic inclui todas as funcionalidades do modelo lançado em 2006 e um pouco mais. Entre elas estão as citadas no iPod nano, com exceção da câmera, microfone, rádio FM, pedômetro, Shake-to-Shuffle e acelerômetro.

Melhor para: pessoas que querem transferir grandes bibliotecas com conteúdo multimídia do iTunes para o iPod.

Não é adequado para: aqueles que não consideram capacidade tão importante.

++++

iPod touch
A publicidade da Apple apresenta o iPod touch  como um ótimo computador de bolso, com videogame portátil. E ela faz sentido.  Mas também é possível descrevê-lo como um "iPhone sem telefone, bússola, microfone, câmera, serviço de mensagens ou GPS".

O iPod touch está disponível com 8GB, 32GB e 64GB, pelos preços 679, 999 e 1.249 reais respectivamente. Em ordem crescente, o armazenamento de cada um suporta 1.750 músicas ou 10 horas de vídeo, 7.000 músicas ou 40 horas de vídeo, e 14.000 músicas ou 80 horas de vídeo.

142704-ipodtouch09_386.jpg

ipod touch traz jogos 3D e tem tela de 3,5 polegadas

O que faz o iPod touch ser maior que os modelos anteriores é sua tela de 3,5 polegadas sensível ao toque. O modelo de 8GB pertence a linha dos iPods touch de segunda geração e não tem o chip gráfico com desempenho aprimorado da versão de 32 e 64GB. Esses iPods também carecem do recurso Voice Control e Voice Over – ambos presentes no iPhone.

O acesso à App Store é uma das principais atrações do iPod touch. É bem conveniente quando o usuário aguarda sentado no banco de um aeroporto ou fica por várias horas nas rodoviárias e faz o download de um episódio de TV ou filme para assistir durante a viagem.

Melhor para: aqueles que querem apreciar as vantagens oferecidas pelos aplicativos da App Store, internet Wi-Fi, reprodutor de vídeos portátil e não precisa de um telefone.

Não é adequado para: quem procura um iPod pequeno e resistente

iPhone
Sim, ele também tem um iPod dentro. E se o touch é um quase um computador com videogame portátil, o iPhone é tudo isso e mais, com telefone celular com bússola e GPS.

141143-iphone3gs_compass_original.jpg

iPhone concentra todos os recursos dos iPods e acrescenta controle por voz, telefone, bússola e GPS

Ao contrários dos iPods, o preço do iPhone varia de acordo com o plano de taxas e serviços adotados pela operadora. O iPhone 3G é vendido com a capacidade de 8GB, já o iPhone 3GS é vendido com 16GB e 32GB e inclui recursos adicionais, como bússola, controle por voz, câmera de vídeo e processador com desempenho aprimorado.

No Brasil, as operadoras que vendem o iPhone são a Claro, Tim e Vivo.

Melhor para: pessoas que desejam um celular completo e tem condições financeiras para ficar vinculado a um plano de dados da operadora

Não é adequado para: quem está bem com o atual celular ou smartphone; quem quer gastar pouco.

A última dica
Antes de comprar seu iPod, compare todos os modelos e procure qual realmente irá suprir suas necessidades. Se for apenas para ouvir músicas e gastar o mínimo, o shuffle é a melhor indicação. Se a escolha for por um iPod mais em conta com recursos extras de multimídia, o nano é a melhor opção. O iPod classic é para quem quer armazenar muita coisa em um só lugar e ter vários filmes e músicas durante viagens longas, por exemplo. Se você precisa de um computador de bolso, a sugestão é o iPod touch. E se você precisar de tudo isso, mais serviços de telefonia e localização (e não tem problema com custos), abra a carteira e leve um iPhone.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail