Home > Dicas

Tudo o que você precisa saber sobre a instalação do Snow Leopard

Vai migrar para o novo sistema operacional da Apple, que chega este mês ao Brasil? Reunimos a configuração necessária e várias outras dicas que devem ser levadas em conta para uma transição sem problemas

Macworld/EUA

31/08/2009 às 15h13

Foto:

Em sua nova versão (Snow Leopard) o Mac OS traz um processo de instalação ainda mais simples e rápido. Enquanto em edições anteriores o usuário escolhia o tipo de instalação, nesta, há apenas um caminho a seguir.

O que você precisa:

Segundo a Apple, o Mac deve atender aos seguintes requisitos mínimos para instalar o Snow Leopard:

  • Processador Intel
  • Drive de DVD (ou função de Disco Remoto do Leopard)
  • 1 GB de RAM
  • Um monitor integrado ou um monitor conectado à sua placa de vídeo
  • 5 GB de espaço livre no disco rígido (7 GB se você planeja instalar as ferramentas para desenvolvedores do Snow Leopard)

snowleopardinstaller_original.jpg

Tela inicial do processo de instalação do Snow Leopard

Embora estes sejam os requisitos mínimos, Macworld recomenda a utilização de 2 GB de RAM e 10 GB de espaço livre no disco rígido para uma experiência melhor – durante e após a instalação.

Antes de iniciar a instalação, recomendamos a verificação de possíveis atualizações de firmware. O site de suporte da Apple possui um artigo com mais informações sobre isso. Se você instalou uma placa de vídeo, verifique se os drivers são compatíveis com o Snow Leopard.

Não esqueça de fazer uma cópia de todos seus arquivos pessoais antes de instalar o Snow Leopard e se os softwares que você mais utiliza também funcionam com o novo sistema.

Passos simples, decisões fáceis

Ao inserir o DVD de instalação do Snow Leopard, não será solicitado que você reinicie o computador imediatamente, assim como nas versões anteriores. Em vez disso, clique em Continuar e aceite o acordo de licença.

O processo citado acima só é diferente para os usuários que desejam verificar, reparar ou apagar o disco rígido quando iniciar o Mac a partir do DVD de instalação. Se for fazer isso, vá em Utilitários e siga as instruções para fazer boot com o DVD.

Por exemplo, para apagar o disco rígido antes de instalar o Snow Leopard, reinicie pelo DVD e vá em Utilitários, Utilitário de Disco. Escolha a opção para apagar manualmente o disco. Você pode, então, sair do Utilitário de Disco e continuar com a instalação normalmente.

Na segunda tela do instalador, escolha qual disco rígido será usado para instalar o Snow Leopard. Se você tiver apenas um HD, ele será marcado por padrão. Clique em Personalizar para escolher uma série de opções disponíveis.

customizesnowleopardinstall_original.jpg

Janela da instalação personalizada permite escolher quais ítens serão instalados

Suporte de impressora

O pacote de instalação vem com os drivers das impressoras mais populares usadas pela maioria das pessoas. Em geral são impressoras de grandes fabricantes. O instalador descobre qual impressora está instalada e busca os drivers automaticamente. O programa também instala os softwares das impressoras localizadas na sua rede. A página de suporte da Apple mostra todos os softwares de impressão compatíveis com o Snow Leopard.

++++

Fontes adicionais

Essa opção instala as fontes para textos em chinês, coreano, árabe, hebraico, tailandês, cirílico, devanagari, guzerate, punjabi, tibetano, armênio e inuktitut. Pode parecer desnecessário, mas o tamanho dessa pasta de fontes no seu Mac com esse pacote extra ficará apenas entre 40 MB e 120 MB – dependendo das fontes que você já possui.

Traduções de idioma

Essa opção permite que todos os botões, menus e caixas de diálogo do Mac sejam exibidos em diferentes idiomas. A opção é marcada por padrão, mas poderá ser desmarcada caso o usuário não fique interessado e queira economizar algumas centenas de megabytes. Não é necessário que você instale todos os idiomas disponíveis. Clique no triângulo para expandir as opções e marque somente os idiomas que achar necessário.

X11

O X11 é um sistema usado por alguns softwares de Unix para dar uma interface gráfica no Mac OS X. Como são apenas 64 MB, vale a pena instalar o X11. Nunca se sabe quando você poderá precisar de um software que use esse recurso.

Rosetta

Rosetta é um recurso usado para fazer com que alguns softwares mais antigos, geralmente usados em aplicativo de PowerPCs, funcionem em Macs baseados em processadores Intel. O conselho para instalar o Rosetta é o mesmo dos drivers de impressora. Quando precisar, ele estará à disposição.

QuickTime 7

O Snow Leopard oferece a nova versão do QuickTime (X), que pretende trazer uma série de melhorias após a versão 7. No entanto, arquivos mais antigos podem não funcionar corretamente. Marque essa opção para fazer com que seus arquivos fiquem compatíveis. Usuários do QuickTime Pro terão essa opção marcada automaticamente.

Mesmo tendo todas essas opções para fazer a instalação, o processo é bem mais simples que as versões do Leopard. Você não precisa se preocupar tanto em instalar esses recursos, pois caso algum deles seja necessário futuramente, o Snow Leopard irá se conectar com a Internet e baixá-los automaticamente.

Caso você esqueça de instalar algumas das opções acima, o DVD de instalação do Snow Leopard poderá ser usado para isso. Acesse o pacote de Instalações Opcionais no diretório do DVD e escolha quais recursos instalar.

Mais rápidos e menores

A Apple alega que a instalação do Snow Leopard é "até 1.45 vezes" mais rápida que a do Leopard. Nos testes da Macworld, a instalação em um Mac Mini durou cerca de 29 minutos, da hora em que inseri meu nome de usuário e senha ao restart pós-instalação (muito mais rápido que a instalação do Leopard na mesma máquina).

Segundo a Apple, o sistema também "libera cerca de 6 GB de dados" com sua instalação. Pode parecer estranho, mas isso acontece. Mas só vale se você instalar uma versão completa (com todas as impressoras). Em nosso caso, em um MacBook Air, ganhamos "apenas" 2GB, o que não deixa de ser interessante.

Instalação esperta

A instalação pode identificar programas incompatíveis com o Snow Leopard e bloqueá-los para evitar possíveis conflitos.

Alguns desses itens são movidos para uma pasta chamada Softwares Incompatíveis, que fica no diretório raiz do Mac. O site de suporte da Apple possui um artigo para esclarecer dúvidas sobre os softwares que não rodam no Snow Leopard.

Caso o Mac seja desligado no meio da instalação, ele poderá ser ligado normalmente e recomeçar o processo.

snowleopardincompatiblefiles_original.jpg

Instalador do Snow Leopard informa quando um software é incompatível com o sistema

Disco remoto

O Snow Leopard é o primeiro sistema operacional que faz uso da tecnologia de Disco Remoto. Ela permite usar a unidade óptica de um computador e fazer a instalação em outro. Isso é ótimo para usuários do MacBook Air que não possuem um leitor de DVDs. A Apple preparou uma página de suporte que ensina como usar o recurso. Usando essa tecnologia, o processo de instalação é um pouco mais lento.

O pacote completo do Snow Leopard levou cerca de 56 minutos para ser instalado usando uma rede 802.11n.

Conclusão

O Snow Leopard é a versão mais fácil, rápida e inteligente para ser instalada já lançada do Mac OS X. Só não esqueça de fazer um backup antes de iniciar a instalação, por garantia.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail